[ABE-L] Papos Aleatórios - 06/dezembro - 14:30 - sala 302G

'Patricia' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Qua Nov 27 16:46:51 -03 2019


 
Boa tarde,
Convido a todos a participarem do próximo Papos Aleatórios que ocorrerá dia 06 de dezembro de 2019, sexta, às 14h30m no Gragoatá e será conduzido pela palestrante Soraida Aguilar (PUC).
Local: UFF - Gragoatá - IME - bloco G - sala 302Título: Os Fundamentos da Regressão Quantílica e sua aplicabilidade na geração de energia eólica
Resumo:    
A Regressão Quantílica pode ser considerado um método de estimação cuja motivação está atrelada ao estudo do comportamento de indivíduos “não-médios”, visto que os modelos tradicionais de Regressão Linear Simples têm como objetivo a análise da resposta da média condicional. Desta forma para analisar a incerteza associada a uma variável aleatória, como por exemplo: a velocidade do vento e a produção eólica, pode ser usada a técnica de Regressão Quantílica, a qual permite analisar a associação entre a variável de resposta (produção eólica) com a variável explicativa (velocidade do vento) nos diversos quantis da distribuição condicional via
optimização. Assim, pode ser obtido um mapeamento mais completo da relação da velocidade do vento sobre o comportamento da produção eólica, pois é possível determinar qual a resposta de cada quantil, ao invés de unicamente o ajuste de uma reta de regressão para a média da distribuição dos dados.
Att,Patrícia Lusié Velozo da CostaChefe do Departamento de Estatística
Instituto de Matemática e Estatística - Universidade Federal Fluminense
Tel 2629-5000 ramal 6594 - www.est.uff.br
    Em quarta-feira, 11 de setembro de 2019 10:48:07 BRT, Patricia <patricialusie em yahoo.com.br> escreveu:  
 
  Bom dia a todos,

Convido a todos a participarem do próximo Papos Aleatórios que ocorrerá dia 20 de setembro de 2019, sexta, às 14h30m no Gragoatá e será conduzido pelos professores Carlos Eduardo Mathias Motta (GMA-IME-UFF) e Ana Beatriz Monteiro Fonseca (GET-IME-UFF).
Local: UFF - Gragoatá - IME - bloco G - sala 302Título: Avalia - Testes Diagnósticos 2017-2, 2018-1 e 2018-2
Resumo:    
As grandes taxas de evasão que se dão nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática na UFF são diferentemente justificadas por alunos, professores e componentes fundamentais de gestão acadêmico-administrativa universitária (coordenações, departamentos, pró reitoria, etc.). Dentre os alunos, as sucessivas reprovações nos cursos iniciais (Cálculo, Matemática Básica, Geometria Analítica) lideram as justificativas para a evasão, enquanto, para professores, lideram os apontamentos genéricos do tipo ?os alunos não sabem matemática básica?, ?os alunos não estão motivados?, etc. São poucas as pesquisas que incluem a realização de avaliações diagnósticas capazes de efetivamente apontar quais conhecimentos básicos ainda estão em construção por parte dos alunos ingressantes, ou de como as notas obtidas no processo de seleção (ENEM) se relacionam com o efetivo conhecimento dos alunos. Torna-se necessária a elaboração de uma avaliação diagnóstica local, referenciada por uma matriz mais próxima dos conteúdos elementares (como ocorre com a matriz do SAEB/Prova Brasil), cujos itens sejam capazes de revelar deficiências mais específicas e erros mais comumente cometidos pelos alunos, a fim de serem considerados pelos professores responsáveis pelas disciplinas iniciais, pelos departamentos e pelas coordenações. O objetivo do presente projeto de pesquisa é construir instrumentos úteis à avaliação diagnóstica dos alunos ingressantes nos cursos de Estatística, Licenciatura e Bacharelado em Matemática, e Licenciatura e Bacharelado em Física. Para isso, foi construída uma matriz de referência para o teste diagnóstico, a partir da Matriz do SAEB 3º ano do Ensino Médio, identificando as habilidades consideradas necessárias para o bom desempenho nas disciplinas de Matemática Básica, Pré-Cálculo, Cálculo e Geometria Analítica, que eventualmente não estejam presentes na matriz originária. Foi elaborado um teste diagnóstico contendo 60 itens, que foi aplicado aos ingressantes de 2017.2 a 2018.2. Para os mesmos alunos foi aplicado um questionário para levantamento do perfil socioeconômico do aluno, da caracterização de sua história escolar, sua da entrada na UFF e no respectivo curso. Também foram coletadas informações de desempenho em disciplinas iniciais, a partir dos históricos escolares dos mesmos alunos. Os resultados permitiram avaliar e validar a consistência da metodologia adotada, e apontar algumas relações entre variáveis levantadas e caminhos para um acolhimento e acompanhamento mais efetivo dos ingressantes.

Att,Patrícia Lusié Velozo da CostaChefe do Departamento de Estatística
Instituto de Matemática e Estatística - Universidade Federal Fluminense
Tel 2629-5000 ramal 6594 - www.est.uff.br

    
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