[ABE-L] FSP

Heliton Tavares helitontavares em gmail.com
Sex Jun 12 10:35:28 -03 2020


Prezados(as),
Na minha opinião, ficou muito claro o trecho "A estatística, sua prima, é a
área da matemática...", não necessariamente vinculado ao currículo da
educação básica. Mas isso não me espanta, pois sei que muitos matemáticos
pensam assim, também compartilhado por membros da área de atuação em
estatística. Em suma, no BR essa relação não parece estar bem resolvida.

Se por um lado há a interpretação de que as engenharias, física,
estatística etc. são subáreas da matemática, há os que defendem que ela é
só um instrumental básico para tais áreas. Eu defendo que a matemática tem
vida própria, mas que também serve de linguagem e instrumentos para outras
áreas. Não é porque escrevemos nossos textos em português, inglês etc. que
também somos subáreas destas.

Um excelente final de semana a todos.

Héliton


On Fri, Jun 12, 2020 at 1:07 AM Carlos Alberto de Braganca Pereira <
cpereira em ime.usp.br> wrote:

> Sendo um pouco mais radical, coloque probabilidade 1 na estat e prob temos
> a matemática
> C
>
> Em qui, 11 de jun de 2020 21:28, Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>
> escreveu:
>
>> Sobre esse artigo em particular do Prof. Marcelo Viana, concordo com o
>> Prof. Imbuzeiro: acredito que o Prof. Marcelo se referia ao ensino de
>> estatística e probabilidade que está dentro da disciplina de matemática.
>> Não há "licenciado em estatística" (embora já houvesse uma tentativa na
>> UFRGS). A nova BNCC pretende inserir estatística e probabilidade desde o
>> ensino fundamental 1 (alunos a partir de 6 anos) até o ensino médio, tudo
>> dentro do escopo da matemática. Talvez a preocupação maior da comunidade
>> estatística deva ser como capacitar os pedagogos a ensinar "noção do acaso"
>> e "incertezas", ou como ler uma tabela 2x2, ou um gráfico simples, para
>> seus alunos de 6 anos de idade.
>>
>> Doris
>>
>>
>> Em qui., 11 de jun. de 2020 às 16:04, Basilio de Braganca Pereira <
>> basiliopereira em gmail.com> escreveu:
>>
>>> Errata
>>> Nascimento de uma variável aleatória
>>> Basilio
>>>
>>> Enviado do meu iPhone
>>>
>>> Em 11 de jun de 2020, à(s) 13:55, Roberto Imbuzeiro Moraes Felinto de
>>> Oliveira <rimfo em impa.br> escreveu:
>>>
>>> Caros,
>>>
>>> A discussão sobre se Estatística é ou não parte da Matemática é rica,
>>> interessante e infindável. Para dar um exemplo, o artigo da Wikipedia em
>>> inglês sobre "Statistics" dizia na primeira frase que ela era uma área da
>>> Matemática. Isso foi mudado, mas a discussão ainda está na "Talk page" para
>>> quem quiser ver.
>>>
>>> Chamo a atenção para um ponto. O artigo em tela é sobre o que se ensina
>>> escolas brasileiras. Nelas, o conteúdo de Probabilidade e Estatística é
>>> todo dado nas aulas de Matemática. Nesse contexto, parece adequado não
>>> abordar os pontos acima.
>>>
>>> Abraços,
>>> Roberto
>>>
>>> PS: Para constar, eu mesmo diria que Estatística não é Matemática, nos
>>> termos do Hedibert. No entanto, essa posição do "não" também tem algumas
>>> fraquezas, que não tenho tempo de explorar agora.
>>>
>>> On Thu, Jun 11, 2020 at 1:26 PM Hedibert Lopes <hedibert em gmail.com>
>>> wrote:
>>>
>>>> Obrigado Pedro e Fábio pelas colocações sobre o artigo (de jornal) do
>>>> Marcelo Viana, que eu também achei bem generoso com a estatística e a
>>>> probabilidade, mas também achei bem infeliz assumir que as ciências
>>>> estatísticas sejam meramente uma sub-área da matemática.  Ou todos os
>>>> departamentos de estatística que existem fora de institutos, escolas e
>>>> centros de matemáticas deveriam ser realocados? Particularmente o IME USP
>>>> deveria então mudar de nome pra IM somente ;)
>>>>
>>>> Mas na verdade, eu queria genuinamente aproveitar a deixa e perguntar
>>>> para quem quiser responder “ O que sobra da estatística se a
>>>> matemática for retirada? ”
>>>>
>>>> Eu já me antecipo e digo o que penso.  A estatística é a ciência que
>>>> estuda a incerteza através da acumulação e interação entre informação e
>>>> decisão.  A Matemática é fundamental para seu sucesso assim como também a
>>>> matemática o é para a física e as várias outras áreas.
>>>>
>>>> Abraços a todos,
>>>> Hedibert
>>>>
>>>>
>>>> Sent from Hedibert's iPhone
>>>>
>>>> On Jun 11, 2020, at 10:56 AM, Fabio Prates Machado <fmachado em ime.usp.br>
>>>> wrote:
>>>>
>>>> O que sobra da estatística se a matemática for retirada?
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing list
>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Roberto Imbuzeiro Oliveira
>>> Professor, IMPA
>>> rimfo em impa.br, rob.oliv em gmail.com
>>> sites.google.com/view/roboliv
>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>
>> _______________________________________________
>> abe mailing list
>> abe em lists.ime.usp.br
>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20200612/2cd9f112/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe