[ABE-L] ranking profissões

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Sáb Out 14 16:46:51 -03 2023

Exatamente, Prof. Hugo: qualquer comemoração pelo sucesso dos estatísticos
parece mesquinha se olharmos para a base da lista. Os pedagogos,
professores do ensino fundamental e médio são justamente aqueles que
preparam os alunos para escolherem (ou desistirem das) suas carreiras.
Parece-me que os alunos não conseguem aprender matemática de forma
minimamente aceitável e a dificuldade da maioria dos ingressantes da
estatística (ou de qualquer outra carreira) é grande. Tenho ouvido vários
relatos terríveis (aliás, não só são ruins os conhecimentos de matemática,
mas de português, história...).

Converso com muitos alunos do ensino médio e, às vezes, as dúvidas são
inacreditavelmente primárias. Por exemplo, uma menina do 3º ano de EM não
entendia o que significava 30% de desconto; qual era o valor final de sua
compra com esse desconto! Um professor de estatística relata que um aluno
não aceitava que 1/2 = 0,5. Aliás, é muito comum ver alunos com muita
dificuldade com frações no EM. Como pode?

Participo de muitas Feiras de Profissões (incluindo o da USP) e falo com
centenas de alunos do Ensino Médio (professores de matemática também). A
primeira pergunta que eu faço é: você conhece o Bacharelado em Estatística?
A resposta quase sempre é: "nunca ouvi falar".

Os Bacharelados em Pedagogia mal tem matemática, muito menos estatística.
Difícil será atender a nova BNCC que exige que os professores ensinem
estatística e probabilidade a partir do EF1 (alunos de 6 anos de idade). E
os licenciandos em matemática? Terão estatística o suficiente para entender
e poder ensinar bem seus alunos?

Tudo muito triste.
Doris