[ABE-L] AS BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO PARENT IN SCIENCE 2023

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Dom Set 24 21:24:02 -03 2023

Prezada Florencia,

Concordo que usar apenas o índice h pode gerar diversas distorções. Algumas
delas podem ser atenuadas. Por exemplo, no scopus há uma forma de filtrar
as autocitações e o índice scimagoJr considera de alguma forma a qualidade
da revista que cita o trabalho.

Sobre a bolsa produtividade, eu não sei quais são os critérios, pois eu
nunca fiz o pedido, mas imagino que a comissão avaliadora não compare
pesquisadores de áreas muito diferentes. Apesar de que as métricas devem
ter comportamentos bem diferentes entre áreas aplicadas e teóricas dentro
do mesmo CA

Um abraço
Alexandre.