[ABE-L] Um Estatístico sem Estrela

Carlos Alberto de Braganca Pereira cpereira em ime.usp.br
Seg Fev 12 17:17:51 -03 2024

Meus caros amigos, companheiros e colegas, professores, alunos e
funcionários:

Meu escritor brasileiro preferido é o Nelson Rodrigues, que escreveu muitos
livros e muitas peças, dentre os quais "A Menina sem Estrela". As crônicas
de Nelson Rodrigues eram muito ligadas à sua vida pessoal. Em uma delas,
ele conta que via, frequentemente, passar em frente à sua janela, uma
mulher cega. Ele ficava imaginando como seria sua vida sendo cego. Mas ele
começou a sonhar que teria uma filha que seria cega também. Isso realmente
aconteceu - sua filha nasceu cega.

No meu caso, eu fui morar em Perdizes, quase ao lado de uma subsede da
Associação Lara Mara, voltada para o atendimento de pessoas cegas. Ali,
ficava impressionado em ver a habilidade daquelas pessoas andando na rua
sozinhas, embora eventualmente precisassem de uma ajuda para atravessar uma
rua. E comecei a sonhar que tinha ficado sem visão nos dois olhos.

Em agosto ou setembro de 2023, eu tive um derrame do nervo óptico direito,
meu "bom olho" (o olho esquerdo quase nunca funcionou), e perdi a visão
deste olho. Mesmo conseguindo só enxergar com meu "olho fraco", que acabou
melhorando um pouquinho dada a demanda extra para compensar a pouca visão,
consegui manter algumas atividades acadêmicas até o final de janeiro.
Acontece que o olho esquerdo também começou a sofrer lentamente o mesmo
processo, e já não posso ler nem escrever. Provavelmente, serei um
estatístico sem estrela.

Eu, felizmente, tenho grandes colegas e amigos - professores, alunos e
funcionários - com os quais eu sempre tive uma excelente e contínua
relação. Estou em tratamento para salvar a pouca visão do olho esquerdo,
com esperança de sucesso. A todos vocês, continuo à disposição para
discussões, conversas, co-orientações, e outros assuntos. Porém, vou
precisar que usem mensagens de áudio (WhatsApp, por exemplo) ou telefonem
diretamente para mim.

Penso que minha vida acadêmica foi muito feliz (e, talvez, até produtiva),
pelo qual devo muito a todos vocês - funcionários, alunos e professores.

Saudações a todos vocês.
Carlos Alberto de Bragança Pereira

PS: Esta mensagem foi digitada por um grande amigo.