[ABE-L] O assunto da vez: conteúdo da prova do concurso nacional unificado p/ ESTATÍSTICOS

Leo Bastos lsbastos em gmail.com
Qui Jan 11 21:41:19 -03 2024

Olá Doris,

Não sou mais professor de graduação em estatística, e chuto que esse edital
mostra uma tendência de preferência do cientista de dados ao estatístico
(apesar da grande interseção entre o que se espera desses dois
profissionais).

Acho que o item 1 já entra desatualizado. Big data, na minha opinião, é um
termo desatualizado. O item 2 eu não entendo absolutamente nada, e os
potenciais candidatos teriam que encarar como uma novidade necessária pelo
menos passa o concurso. Os demais itens estão tranquilamente dentro do
escopo de formação de um estatístico. Então não acho que o conteúdo seja
inadequado para estatísticos. E em paralelo, esse edital sinaliza a
necessidade dos cursos de graduação reforçarem a parte de computação na
formação de estatísticos, não apenas a programação mas também essas
tecnologias de organização de bancos de dados.

Bom 2024 a todos,
Leo