[ABE-L] Lançamento - Projeto MPB

Hugo Carvalho hugo em dme.ufrj.br
Qui Mar 14 19:11:08 -03 2024

Caros colegas,

É com muito orgulho que comunico a vocês o lançamento de uma iniciativa de
pesquisa da qual estou fazendo parte, o Projeto MPB (projetompb.com.br).

Esse projeto é liderado por mim e por Carlos Almada (Escola de
Música/UFRJ), e temos como objetivo realizar um extenso estudo sistemático
sobre a música popular brasileira, através de análises estatísticas e
computacionais em bases de dados da MPB. Dada a inexistência desse tipo de
base de dados, a primeira fase do projeto, sendo finalizada por agora, é
justamente a criação dessa base: 50 músicas de cada um/a de uma lista de 10
compositores/as expoentes da MPB tiveram suas partituras profundamente
analisadas, e seu conteúdo foi convertido em tabelas de dados passíveis de
análise através de modelos estatísticos.

O desenvolvimento do projeto poderá ser acompanhado (em tempo real e em
Português) através da nossa página oficial -- projetompb.com.br -- e também
através das publicações relacionadas ao projeto (listadas em "Produção
Bibliográfica" na página do projeto).

Acreditamos que iniciativas que reforcem a importância de nossa cultura são
fundamentais para a manutenção de uma memória histórica, ainda mais
voltadas para, quiçá, nosso maior patrimônio cultural brasileiro, a MPB!

Abraços!

--
Hugo Tremonte de Carvalho

• Assistant Professor @