<div dir="ltr">Uma notícia bombando no Twitter hoje:<div>Um pesquisador em economia muito famoso, Dan Ariely, escreveu um paper que fez muito sucesso em 2012. Ele apresentava um estudo com mais de 12 mil clientes de uma companhia de seguro automobilístico concluindo que o local no formulário onde o cliente assina após a declaração "As informações que estou fornecendo são verdadeiras" importavam muito: assinar no início reduzia a desonestidade nas informações prestadas. <br></div><div><br></div><div>Pois bem, os dados são falsos, fabricados. Vale a pena ler o estudo que o pessoal fez para descobrir isto. Não tem nada de complicado mas é uma bela aula de análise de dados. O Sherlock Holmes estatístico pegou a fraude e expôs sob a luz clara do dia.<br></div><div><br></div><div>Reportagem:</div><div><a href="https://www.buzzfeednews.com/article/stephaniemlee/dan-ariely-honesty-study-retraction">https://www.buzzfeednews.com/article/stephaniemlee/dan-ariely-honesty-study-retraction</a><br></div><div><br></div><div>Os detetives:</div><div><a href="http://datacolada.org/98#identifier_6_6142">http://datacolada.org/98#identifier_6_6142</a><br></div><div><br></div><div>Renato Assunção</div></div>