<div dir="ltr">Oi Heliton, você tem toda razão.<div><br></div><div>Imagino que consigamos os dados em um certo nível de agrupamento e não tão granulares no nível do indivíduo. Até mesmo, porque o custo para fazer esse levantamento, tipo censo, fica inviável para as associações. Mas espero que os dados sejam ricos o suficiente para que novas ideias e uma melhor visão da nossa situação emerjam.</div><div><br></div><div>--marcos</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Sep 2, 2021 at 1:11 PM Heliton Tavares <<a href="mailto:helitontavares@gmail.com">helitontavares@gmail.com</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div>Oi Marcos,</div><div>Informação é tudo, principalmente no Mundo Estatístico.  É uma grande tarefa, mas tem uma boa turma de Estatísticos novos que vai se divertir bastante com esse trabalho. Algumas  avaliações/processos seletivos têm Questionários Socioeconômicos que podem causar delírios. Se conseguirem usar o Código Inep (ID) dos alunos (talvez o CPF) irão chegar ao êxtase. No entanto, vejo alguma dificuldade na obtenção dos dados das instituições. Espero estar equivocado.</div><div><br></div><div>Mantenha-nos informados dos resultados.</div><div><br></div><div>Abraços!</div><div><br><br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div><br></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Sep 2, 2021 at 11:55 AM Marcos Prates <<a href="mailto:marcosop@gmail.com" target="_blank">marcosop@gmail.com</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div dir="ltr">Caros associados,<br><br>A ABE em colaboração com a SBM e SBMAC irá participar de uma iniciativa para fazer um levantamento de dados demográficos dos cursos de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística nos últimos 5 anos para todas instituições federais e estaduais que possuam graduação, pós-graduação e docentes nas áreas de interesse.<br><br>Esses dados poderão nos ajudar a nortear as políticas dentro da sociedade e na área de modo a obter maior equidade de gênero e diversidade em todos os aspectos.<br><br>Dentre os dados que estarão sendo levantado, pode-se citar:<br>- olímpiadas de matemática (recorte por gênero)<br>- desempenho no ENEM (recorte por gênero e raça - se tiver)<br>- desempenho no SAEB, prova Brasil (recorte por gênero e raça - se tiver<br>- ingresso/evasão dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em estatísticas nas universidades públicas (federais e estaduais) - recorte por gênero e raça<br>- bolsistas de produtividade (área MAPE) - recorte por gênero<br>- docentes contratados nas universidades públicas (federais e estaduais) - recorte por gênero e raça<br><br>O grupo de trabalho para análise dos dados será composto por 2 ou 3 representantes da Estatística em conjunto com o grupo de genêro da SBM/SBMAC. Portanto, gostaria de fazer um convite aos interessados para me enviar um e-mail caso desejem participar que de acordo com a demanda iremos ver como proceder.<br><br>Atenciosamente,<br><br>--marcos<br></div></div>
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