<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small">Caros redistas,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small">Bom dia e um feliz 2022 para todos. Segue abaixo chamada de artigos para publicações do CETIC.br, que podem ser de interesse de vocês ou seus colaboradores.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small">O CETIC.br tem várias pesquisas bem interessantes sobre acesso e uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que realiza regularmente aqui no Brasil com alto padrão de qualidade. Os dados de várias delas estão em domínio público e os das outras podem ser acessados mediante acordos de confidencialidade.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"><br></div><div class="gmail_default" style="font-size:small"><font face="verdana, sans-serif">Mais informações sobre o CETIC.br e suas pesquisas estão disponíveis aqui: </font><a href="https://cetic.br/" target="_blank" style=""><font face="verdana, sans-serif"><span class="gmail_default" style=""></span>https://cetic.br</font></a></div><div><div dir="ltr" class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div><span class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Cordiais saudações. </span></div><div dir="ltr"><span class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></span></div><div dir="ltr"><span class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"></span><span style="font-family:verdana,sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</span></div><div dir="ltr"><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas - </font><span style="font-family:verdana,sans-serif">National School of Statistical Sciences</span></div><div><span style="font-family:verdana,sans-serif">SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica - Secretário</span><br></div><div><font face="verdana, sans-serif">Phone: +55 21 994633376<br></font></div></div></div></div></div></div></div></div></div><br><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">---------- Forwarded message ---------<br>CHAMADA DE ARTIGOS:<br></div><div lang="PT-BR" link="blue" vlink="#954F72" style="word-wrap:break-word"><div class="m_-2289529687395763136WordSection1"><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:12.0pt;line-height:normal"><b><span style="font-size:14.0pt;font-family:"Arial",sans-serif">PUBLICAÇÕES TIC DO <a name="m_-2289529687395763136__Hlk92371896">Cetic.br | NIC.br | CGI.br</a><u></u><u></u></span></b></p><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText">O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br|NIC.br) convida autores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do governo, setor privado, sociedade civil e organismos internacionais a submeter propostas de artigos a serem publicados nas seguintes publicações:<u></u><u></u></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>TIC Domicílios:</b> Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (realizada junto à população em geral<a name="m_-2289529687395763136__Hlk92365360"></a><a href="https://nic.br/" target="_blank"><span><span style="color:black;text-decoration:none">)</span></span></a><span></span> – <a href="https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌domicilios/" target="_blank">https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌domicilios/</a></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>TIC Educação:</b> Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras (realizada junto aos alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas de Educação Básica) –  <a href="https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌educacao/" target="_blank">https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌educacao/</a></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>TIC Kids Online Brasil:</b> Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil (realizada junto à população entre 9 e 17 anos) – <a href="https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌kids-online/" target="_blank">https://cetic.br/‌pt/‌pesquisa/‌kids-online/</a></p><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText">Além da análise dos dados e dos relatórios metodológicos das pesquisas realizadas pelo Cetic.br em 2021, essas publicações conterão uma seção com os artigos selecionados, que serão publicados em inglês e em português nos formatos impresso e online. <u></u><u></u></p><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText">Os autores devem enviar um resumo expandido de 800 a 1.000 palavras até <b>7 de fevereiro de 2022</b>, indicando uma ou mais das linhas temáticas sugeridas abaixo.<u></u><u></u></p><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText"><b>Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol ou</b> <b>inglês.</b><u></u><u></u></p><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText">As propostas enviadas serão avaliadas pela equipe editorial do Cetic.br | NIC.br, e os autores das propostas aceitas deverão enviar o artigo completo (até 3.000 palavras) até <b>18 de abril de 2022</b><span lang="EN-US">.</span><u></u><u></u></p><h1>DATAS IMPORTANTES<u></u><u></u></h1><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>7 de fevereiro de 2022</b>: prazo para envio de resumos</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>18 de fevereiro de 2022</b>: resultado da seleção dos resumos</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>18 de abril de 2022</b>: prazo para envio da versão completa do artigo</p><h1>TEMAS SUGERIDOS<u></u><u></u></h1><p class="m_-2289529687395763136MsoBodyText">Estes são alguns dos temas que poderão ser abordados pelo artigo:<u></u><u></u></p><h2>Temas transversais <u></u><u></u></h2><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Conectividade e <b>acesso</b> às tecnologias</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Desigualdades e <b>exclusão digital</b></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Desenvolvimento de habilidades digitais</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)</b> e tecnologias de informação e comunicação (TIC)</p><h2>Temas específicos<u></u><u></u></h2><h3>TIC Domicílios<u></u><u></u></h3><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Políticas públicas de <b>expansão da banda larga</b> no Brasil e na América Latina</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Internet das coisas e Inteligência Artificial no contexto domiciliar</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Confiança</b> no ambiente digital (segurança da informação, proteção de dados pessoais, desinformação, cyberbullying etc.)</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Atividades transacionais</b> na Internet (comércio eletrônico, governo eletrônico, transações financeiras)</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>E-democracia</b> (transparência, e-participação e ativismo digital, coprodução de serviços públicos etc.)</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Lixo eletrônico</p><h3>TIC Educação<u></u><u></u></h3><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Políticas e estratégias de implementação e de aprimoramento da <b>conectividade </b>nas escolas públicas e entre alunos e professores</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Políticas e estratégias de <b>aprendizagem híbrida e/ou à distânci</b>a na Educação Básica</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Educação inclusiva</b>, recursos educacionais digitais e tecnologias assistivas</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Inteligência artificial</b> e Educação Básica (aspectos éticos, oportunidades, políticas educacionais)</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Digitalização e <b>plataformização da Educação</b> a partir do uso de sistemas, aplicações e plataformas digitais</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Privacidade, governança de dados e garantia dos direitos digitais de estudantes e educadores</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Letramento digital, educação midiática e <b>educação para a cidadania digital</b></p><h3>TIC Kids Online Brasil<u></u><u></u></h3><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Cidadania, participação e engajamento</b> na rede: oportunidades para crianças e adolescentes</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Diversidade e direitos da infância</b>: sexualidades, identidades e discurso de ódio na rede</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Privacidade e proteção de dados pessoais</b>: riscos on-line para crianças e adolescentes</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Habilidades digitais</b> para o uso seguro e responsável da rede por crianças e adolescentes</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Mediação parental</b> para o uso de tecnologias de informação e comunicação por crianças e adolescentes</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u><b>Saúde e bem-estar</b> de crianças e adolescentes em ambientes on-line</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Pesquisa sobre e com crianças: dificuldades metodológicas e novos métodos de investigação</p><h1>COMO PARTICIPAR<u></u><u></u></h1><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">Enviar a proposta de artigo até <b>7 de fevereiro de 2022</b> para o e-mail <b><a href="mailto:publicacao@nic.br" target="_blank">publicacao@nic.br</a></b></span><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><b><span style="font-family:"Arial",sans-serif">Orientações para envio do resumo<u></u><u></u></span></b></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Título: até 80 caracteres</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Tamanho do texto: entre 800 e 1.000 palavras, excluindo referências bibliográficas (item obrigatório; usar as normas de citação da APA)</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Formato: texto editável (.docx, .doc ou .odt)<u></u><u></u></p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinha</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Minicurrículo: até 150 palavras</p><h2>Orientações para envio do artigo completo<u></u><u></u></h2><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Tamanho do texto: até 3.000 palavras.</p><p class="m_-2289529687395763136MsoListParagraph" style="margin-left:35.7pt"><u></u><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>•<span style="font:7.0pt "Times New Roman"">         </span></span></span><u></u>Formatação: de acordo com modelo a ser enviado posteriormente aos selecionados.</p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">* Os trabalhos que não atenderem às normas poderão ser desclassificados.<u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">*****<u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><b><span style="font-family:"Arial",sans-serif">Sobre o Cetic.br<u></u><u></u></span></b></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da Unesco. Mais informações em: <a href="https://cetic.br" target="_blank">https://cetic.br</a>.<u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><b><span style="font-family:"Arial",sans-serif">Sobre o NIC.br<u></u><u></u></span></b></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (<a href="https://nic.br" target="_blank">https://nic.br</a>) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (<a href="https://registro.br" target="_blank">https://registro.br</a>), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (<a href="https://cert.br" target="_blank">https://cert.br</a>), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (<a href="https://ceptro.br" target="_blank">https://ceptro.br</a>), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (<a href="https://cetic.br" target="_blank"><span class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"></span>https://cetic.br</a>) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (<a href="https://w3c.br" target="_blank">https://w3c.br</a>).<u></u><u></u></span></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif"><u></u> <u></u></span></p><p class="MsoNormal"><b><span style="font-family:"Arial",sans-serif">Sobre o CGI.br<u></u><u></u></span></b></p><p class="MsoNormal"><span style="font-family:"Arial",sans-serif">O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (<a href="https://principios.cgi.br" target="_blank">https://principios.cgi.br</a>). Mais informações em <a href="https://cgi.br" target="_blank">https://cgi.br</a>.<u></u><u></u></span></p></div></div></div></div>