<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Caros colegas,<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">O assunto foi levantado aqui na lista algumas vezes, mas não sei se houve algum avanço da ABE no sentido de tecer mais parcerias junto à SBC para garantir que os futuros Bacharéis em Ciência de Dados tenham uma boa base estatística.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">A SBC está com uma consulta pública e circulou uma mensagem pedindo para analisarem o conteúdo curricular proposto.<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Compartilho abaixo a mensagem da SBC para os que tiverem interesse em acompanhar a discussão.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Resumidamente, os eixos e os conteúdos que tem relação direta com estatística são:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><b>1. EIXO DE FORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO PARA CIÊNCIA DE DADOS</b><br>C.1.3. Compreender os principais temas de estatística básica<br>Estatística Básica<br>Planejamento de Experimentos<br>Teste de Hipóteses<br>Distribuições de Probabilidade<br><br><b>2. EIXO DE FORMAÇÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS</b><br>C.2.3. Compreender os principais temas relacionados e relevantes para a Ciência de Dados<br>Aprendizado de máquina<br>Probabilidade e Estatística<br>Engenharia e Exploração de Dados<br><br><b>5. EIXO DE FORMAÇÃO: Dados em Larga Escala</b><br>C.5.2. Compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema<br>Estatística Básica<br>Métodos Quantitativos em Computação<br><br><b>6. EIXO DE FORMAÇÃO: MINERAÇÃO DE DADOS E APRENDIZADO DE MÁQUINA</b><br>C.6.1. Avaliar e tratar a qualidade dos dados<br>Estatística<br>Banco de Dados<br>Visualização de Dados<br>Pré-processamento de Dados<br><br>C.6.2. Compreender as dimensões quantitativas de um problema<br>Estatística<br>Métodos Quantitativos em Computação<br>Visualização de Dados<br><br>C.6.3. Planejar experimentos <br>Estatística <br>Fundamentos de Programação<br>Visualização de Dados<br><br>C.6.4. Avaliar necessidade e aplicar técnicas de pré-processamento de dados<br>Estatística<br>Fundamentos de Programação<br>Introdução a Ciência de Dados<br>Visualização de Dados<br>Mineração de Dados<br>Aprendizado de Máquina<br>Álgebra Linear e Matricial<br><br><b>8. EIXO DE FORMAÇÃO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO</b><br>C.8.1. Identificar problemas que tenham solução algorítmica (CG-I)<br>Algoritmos<br>Teoria da Computação<br>Complexidade de Algoritmos<br>Estatística<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Percebe-se que existe uma quantidade razoável de conteúdo estatístico, mas um genérico "ESTATÍSTICA" não sei bem o que seria.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Abraços,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Doris</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">================================</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"><i style=""><font color="#9900ff"><b style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif"><font size="4" style="">Prezados Membros da Comunidade SBC</font></b><br style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif"></font></i><div dir="auto" style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif"><i><font color="#9900ff"><br></font></i></div><div dir="auto" style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif"><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff">Em julho de 2021, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por meio de sua Diretoria e Comissão de Educação, iniciou o processo de produção de referenciais de formação para cursos emergentes, a saber: Ciência de Dados, Cibersegurança e Inteligência Artificial. São cursos já existentes em outros países e que também já existem no Brasil, porém ainda não fazem parte das <a href="http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)</a> do <a href="http://portal.mec.gov.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">MEC</a>. A última DCN é de 2016 e contempla os cursos de: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.</font></i></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff">Assim, é compromisso da SBC produzir um material especializado, sobre os referidos cursos emergentes, que oriente as instituições acerca das competências requeridas para formação de profissionais desses cursos. Os referenciais estão sendo desenvolvidos por subcomissões das Comissões Especiais da SBC em interação com a Diretoria e Comissão de Educação.</font></i></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff">Apresentamos, para consulta pública, neste momento, os referenciais para o Curso de Ciência de Dados, elaborado pela seguinte subcomissão: </font></i></p><ul style="margin-top:0px;margin-bottom:10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><li style="margin-left:15px"><i><font color="#9900ff">Angelo Roncalli Alencar Brayner (coordenador), do <a href="https://centrodeciencias.ufc.br/pt/departamentos/departamento-de-computacao/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Departamento de Computação (DC)</a> da <a href="https://www.ufc.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Universidade Federal do Ceará (UFC)</a>;</font></i></li></ul><ul style="margin-top:0px;margin-bottom:10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><li style="margin-left:15px"><i><font color="#9900ff">André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do <a href="https://www.icmc.usp.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)</a> da <a href="https://www5.usp.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Universidade de São Paulo (USP)</a>;</font></i></li></ul><ul style="margin-top:0px;margin-bottom:10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><li style="margin-left:15px"><i><font color="#9900ff">Duncan Ruiz, da <a href="https://www.pucrs.br/politecnica/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Escola Politécnica (EP)</a> da <a href="https://www.pucrs.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)</a>; e,</font></i></li></ul><ul style="margin-top:0px;margin-bottom:10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><li style="margin-left:15px"><i><font color="#9900ff">Eduardo Ogasawara, do <a href="https://eic.cefet-rj.br/portal/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Departamento de Computação (DC)</a> do <a href="http://www.cefet-rj.br/" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)</a>.</font></i></li></ul><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff">A consulta pública ficará aberta de <strong>21/09/2022</strong> a <strong>24/10/2022</strong>. (prazo de 2 meses)</font></i></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff"><strong>A proposta de referenciais para o Curso de Ciência de Dados está em</strong>:<br><a href="https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1402-ref-curricular-bacharelado-em-ciencia-de-dados" target="_blank" style="text-decoration-line:none">Ref. Curricular Bacharelado em Ciência de Dados</a> (formato pdf)</font></i></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i><font color="#9900ff"> O link para o formulário de contribuição ao documento é:</font></i></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><a href="https://forms.gle/RXZ58TxjVr4tmEGE6" target="_blank" style="text-decoration-line:none"><i><font color="#9900ff">https://forms.gle/RXZ58TxjVr4tmEGE6</font></i></a></p><p style="margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><i style=""><font color="#9900ff">Acesse também: <a href="https://www.sbc.org.br/home/educacao/consulta-publica-de-referenciais-de-formacao-para-cursos-emergentes-ciencia-de-dados" target="_blank" style="text-decoration-line:none">https://www.sbc.org.br/home/educacao/consulta-publica-de-referenciais-de-formacao-para-cursos-emergentes-ciencia-de-dados</a></font></i></p><p style="color:rgb(51,51,51);margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><br></p><p style="color:rgb(51,51,51);margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><br></p><p style="color:rgb(51,51,51);margin:0px 0px 10px;font-family:"helvetica neue",helvetica,arial,sans-serif;font-size:16px"><br></p></div></div></div>