<div dir="ltr">

<span>        Olá a todos,<span></span></span>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>      
 Os Seminários de Educação Estatística do departamento de Estatística ocorrem uma vez por mês, sempre na última sexta-feira. 
<span>Eles têm sido uma oportunidade de refletir sobre o ensino de
Estatística em todos os níveis</span>.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>        Na próxima sexta-feira (31/3) às 16 horas estamos iniciando as 
apresentações dos seminários de 2023. Nossa convidada é a professora Roberta Schnorr 
Buehring da Prefeitura Municipal de Florianópolis- SC que irá falar da 
sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. O 
resumo vai ao fim da mensagem e o título será: 
<i><span>Ler
escrever o mundo com dados multivariados</span></i>:

<i><span>"Dollar Street" nos anos
iniciais do ensino Fundamental</span></i>. <br></span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>O
 trabalho da professora Roberta é bastante inspirador e comprova mais uma vez que, além de desejável, é 
possível trabalhar tópicos de Estatística no ensino Fundamental. O <i>Dollar Street </i>contém um grande conjunto de fotos de famílias  ao redor do mundo indexadas pela renda em <i>dollar</i>.
 Para cada família, existem fotos de objetos/itens/locais relativos ao 
cotidiano familiar. Uma variedade fascinante (aliás, a Estatística 
existe por conta da variabilidade ...)<br></span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt 21.2pt;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Os links da transmissão:</span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt 21.2pt;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Google Meet</span>: <a href="https://meet.google.com/agm-jjxk-nzw" target="_blank">https://meet.google.com/agm-jjxk-nzw</a></p>                 Youtube:<a href="https://youtube.com/live/fxqT6pjhjLI?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/fxqT6pjhjLI?feature=share</a><br>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span><br></span></p><span>Como sempre, todos são bem vindos. <span></span></span>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Abraços,<span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Marcos.<span></span></span></p><div><span><span><br></span></span></div><div><span><span>Marcos N. Magalhães</span></span></div><div><span><span>Departamento de Estatística</span></span></div><div><span><span>IME-USP<br></span></span></div><div><span><span>___________</span></span></div><div><span><span>
</span></span><p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:center;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif" align="center"><span><b>Ler e escrever o
mundo com dados multivariados: “Dollar Street” nos anos iniciais do Ensino
Fundamental<span></span></b></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span><span></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>Roberta Schnorr Buehring<span></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>Professora da Rede Pública Municipal de Florianópolis<span></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>Doutora em Educação Científica e Tecnológica – UFSC <span></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span><span>Resumo:<br></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>Ler e escrever estatísticas e com estatísticas é uma das
necessidades do mundo de hoje. Todos nós podemos publicar qualquer tipo de
informação, ao mesmo tempo em que podemos estar expostos a todo o tipo de
informações, sejam elas baseadas em dados ou não. No entanto, estar frente a
grande número de dados não significa, necessariamente, que somos pessoas
informadas, pois as notícias falsas, a não compreensão dos contextos e fatores
envolvidos com os dados e sua produção nem sempre nos são acessíveis. Mais do que
nunca, saber escolher a informação, identificar a multiplicidade de variáveis
que as influenciam, compreender a fonte e a veracidade dos dados são questões
básicas de letramento. Assim, o acesso a dados multivariados e a possibilidade
de leituras multi estruturais desses dados precisa ser uma realidade presente
nas escolas básicas, desde seus primeiros anos.</span><span><span></span></span></p>

<p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:justify;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>Nesse Seminário pretendo contar a história de como senti a
necessidade de trabalhar com estatísticas em dados multivariados junto a uma
turma de segundo ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho fez parte da minha
tese de doutorado “Movimentos de Pensamento Estatístico na Infância: entre
viver e contar histórias” na qual me coloco no lugar de </span><span>professora e pesquisadora, no contexto da
experiência de sala de aula. Trago a reflexão se as estatísticas que ensinamos
na escola é a mesma que circula no mundo e vou à procura, junto com as
crianças, de dados que façam sentido, que lhe permitam ler e escrever sobre o
mundo em constante mudança e movimento, de maneira a considerar múltiplas
variáveis. <span> </span>Sendo assim, apresento um
trabalho com o banco de dados <i>Dollar Street</i>, em que o</span><span>s dados são multivariados, e trago exemplos
da visão das crianças frente a essa realidade.</span></p></div>

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