<div dir="ltr">
<span>Olá a todos,<span></span></span>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Na próxima sexta-feira (28/4) às 16 horas teremos a apresentação de </span>
Thiago Dutra de Araújo. Thiago é professor de Matemática na Educação 
Básica e completou, em 2022, sua dissertação no programa de Mestrado 
Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP. Neste seminário ele vai
 falar sobre a pesquisa realizada, sob a supervisão da professora 
Viviana Giampaoli, <span>referente ao raciocínio correlacional. </span>
<span>O </span><span>resumo da apresentação vai no fim da mensagem.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Os </span><span>links da transmissão:</span>

</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt 21.2pt;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt 21.2pt;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Google Meet</span>: <a href="https://meet.google.com/agm-jjxk-nzw" target="_blank">https://</a><span><a href="http://meet.google.com/yut-ojrg-paa" target="_blank">meet.google.com/yut-ojrg-paa</a></span>

</p>                 Youtube:
<a href="https://youtube.com/live/OseKxs4jRq8?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/OseKxs4jRq8?feature=share</a>



<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span><br></span></p><span>Como sempre, todos são bem vindos. <span></span></span>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Abraços,<span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 21.2pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;text-indent:1cm;line-height:12pt;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Marcos.<span></span></span></p><div><span><span><br></span></span></div><div><span><span>Marcos N. Magalhães</span></span></div><div><span><span>Departamento de Estatística</span></span></div><div><span><span>IME-USP<br></span></span></div><div><span><span>___________</span></span></div><div><span><span>
</span></span><p style="margin:0cm 0cm 6pt;text-align:center;vertical-align:baseline;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif" align="center">
</p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 8pt;line-height:107%;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif">Thiago Dutra de Araújo<span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 8pt;line-height:107%;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif">28 abril 2023- 6a. feira, 16 horas<span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 8pt;line-height:107%;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;line-height:normal;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><span style="font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif">Título:
Desenvolvimento do raciocínio correlacional no Ensino Médio <span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0.0001pt;line-height:normal;font-size:11pt;font-family:"Calibri",sans-serif"><i><span style="font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span> </span></span></i></p>

<i><span style="font-size:12pt;line-height:107%;font-family:"Times New Roman",serif">Resumo: Identificar corretamente associações
entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação
correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade. A
introdução de modelos de regressão linear na Educação Básica é parte de
diversos currículos internacionais e é sugerido no Brasil por meio da Base
Nacional Comum Curricular. Neste encontro, será apresentada uma sequência de
ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio que, com
a utilização de dados reais referentes à pandemia do Covid-19, permite observar
similaridades e diferenças entre </span></i>


<i><span style="font-size:12pt;line-height:107%;font-family:"Times New Roman",serif">Estatística e Matemática.</span></i>

</div>

</div>