<div dir="ltr"><p class="MsoNormal" style="margin:6pt 0cm 6pt 21.3pt;text-align:justify;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><b><span style="font-family:Tahoma,sans-serif">Título: Recentes Avanços em Modelos para Variáveis Latentes com Aplicações em Avaliação Educacional e outras Áreas do Conhecimento. </span></b></p><p class="MsoNormal" style="margin:6pt 0cm 6pt 21.3pt;text-align:justify;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><b><span style="font-family:Tahoma,sans-serif"><br></span></b></p><p class="MsoNormal" style="margin:6pt 0cm 6pt 21.3pt;text-align:justify;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><b>Dalton Francisco de Andrade (UFSC)<br>Pedro Alberto Barbetta (UFSC)<br>Adriano Ferretti Borgatto (UFSC) <br>Heliton Ribeiro Tavares (UFPA)<span style="font-family:Tahoma,sans-serif"><br></span></b></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 0cm 0cm 21.25pt;text-align:justify;text-indent:21.25pt;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span style="font-family:Tahoma,sans-serif"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><b><span style="font-family:Tahoma,sans-serif">Resumo: </span></b><span style="font-size:10pt;font-family:Tahoma,sans-serif">Este minicurso tem como objetivo apresentar os principais modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI), bem como os conceitos e a criação de medidas latentes usando essa teoria. As medidas geradas pela TRI levam em consideração a escala de medida de itens (ou questões) de uma prova ou de um questionário, usando toda a informação da resposta. Além disso, permitem que se faça uma interpretação dos níveis da medida. Os desempenhos em cada área do ENEM e o nível socioeconômico familiar de estudantes de escolas públicas são exemplos de medidas construídas pela TRI. Na área da educação, tem-se grande interesse em avaliar os fatores associados ao desempenho do estudante, onde costuma-se adotar modelos de regressão hierárquica/multiníveis em variáveis latentes mensuradas pela TRI. O minicurso abordará modelos clássicos de fatores associados, bem como algumas inovações, como a regressão quantílica hierárquica e a imputação de dados em regressão hierárquica. As análises serão realizadas com o software R e os pacotes utilizados em cada etapa serão enfatizados no minicurso.</span><span style="font-size:11pt;font-family:Tahoma,sans-serif"></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span style="font-size:10pt;font-family:Tahoma,sans-serif"><br></span></p><div>--<br></div><div dir="ltr" class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><br></div><div>Att.</div><div><b>Comissão Organizadora / Científica</b></div><div><p class="MsoNormal" style="margin-bottom:10px;font-family:"Roboto Slab";font-size:16px;color:rgb(51,51,51)"><span style="font-size:14px;line-height:16.1px;font-family:Helvetica,sans-serif;letter-spacing:-0.6pt"><b>E-mail</b>: <a rel="nofollow" href="http://emr2023.abe@gmail.com/" style="background-color:transparent;color:rgb(51,122,183)" target="_blank">emr2023.abe@gmail.com</a>, <b>WhatsApp</b>: <a rel="nofollow" href="https://wa.me/5511973929269" style="background-color:transparent;color:rgb(51,122,183)" target="_blank">+55 11 97392-9269</a></span></p></div></div></div></div>