<div dir="ltr">
<div>
<div><font size="2" style="font-family:arial,sans-serif">Olá a todos,</font></div><div><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">
O seminário de Educação Estatística é uma oportunidade de refletir
sobre o ensino de Estatística em todos os níveis. </font><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2"><br></font></div><div><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2"> Na próxima sexta-feira, 24/11 às 16 horas, teremos o seminário dos professores <br></font></div><div>
Pedro Ferreira Filho e Estela Maris Pereira Bereta
<font size="2">da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) <span style="font-family:arial,sans-serif"><span>de título: "</span></span></font>
O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar".</div> O resumo do seminário vai abaixo e os links da transmissão são os seguintes: <br><div>
<div><div>Google Meet:
<a href="https://meet.google.com/zbm-tpyn-btx" target="_blank">https://meet.google.com/zbm-tpyn-btx</a>
</div>
</div><div></div><div></div><div>
<div dir="ltr"><div>Youtube: <a href="https://youtube.com/live/EI0WKCVF5ME?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/EI0WKCVF5ME?feature=share</a>
</div></div></div>
</div><div> Como sempre, todos são bem vindos<br></div><div> Abraços,</div><div> Marcos.</div>
</div><div>_____________<br></div><div><div>Título: O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar<br>Apresentação: Pedro Ferreira Filho e Estela Maris Pereira Bereta - Depart. Estatística- UFSCar<br>Resumo:<br> A
evasão no ensino superior é um tema que tem sido objeto de estudo por
muitos pesquisadores e particularmente pelas próprias instituições de
ensino superior interessadas em identificar os motivos/causas que levam o
aluno a abandonar o curso. No caso específico dos cursos de graduação
em Estatística no Brasil, estudos indicam que cerca de 25% dos ingressos
concluem o curso, indicando assim uma evasão de aproximadamente 75% dos
alunos. No caso do curso de Estatística da UFSCar, historicamente de
40 a 50% dos alunos têm concluído o curso. Durante o período de Ensino
Remoto, anos letivos de 2020 e 2021, houve um relaxamento, por parte da
UFSCar, nas regras de desempenho mínimo para continuidade nos cursos,
principal motivo de evasão do curso. Neste trabalho, a partir de dados
ainda preliminares, avaliamos o impacto do período de ensino remoto na
evasão e retenção dos alunos no curso. Resultados observados indicam
menores índices de retenção e evasão que, no entanto, não tem se
traduzido em uma maior taxa de concluintes no curso.</div><div></div><div><br></div>
</div>
</div>