<div dir="ltr">
<div>
<div><font size="2" style="font-family:arial,sans-serif">Olá a todos,</font></div><div><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">    
 O seminário de Educação Estatística é uma oportunidade de refletir 
sobre o ensino de Estatística em todos os níveis. </font><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2"><br></font></div><div><font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">     Na próxima sexta-feira, 24/11 às 16 horas, teremos o seminário dos professores  <br></font></div><div>

Pedro Ferreira Filho e Estela Maris Pereira Bereta

<font size="2">da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) <span style="font-family:arial,sans-serif"><span>de título: "</span></span></font>
O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar".</div>       O resumo do seminário vai abaixo e os links da transmissão são os seguintes:        <br><div>
<div><div>Google Meet: 
 <a href="https://meet.google.com/zbm-tpyn-btx" target="_blank">https://meet.google.com/zbm-tpyn-btx</a>

</div>

</div><div></div><div></div><div>
<div dir="ltr"><div>Youtube: <a href="https://youtube.com/live/EI0WKCVF5ME?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/EI0WKCVF5ME?feature=share</a>

 </div></div></div>

</div><div>        Como sempre, todos são bem vindos<br></div><div>         Abraços,</div><div>         Marcos.</div>

</div><div>_____________<br></div><div><div>Título: O impacto do ensino remoto na evasão e retenção de alunos no Curso de Estatística da UFSCar<br>Apresentação: Pedro Ferreira Filho e Estela Maris Pereira Bereta - Depart. Estatística- UFSCar<br>Resumo:<br>   A
 evasão no ensino superior é um tema que tem sido objeto de estudo por 
muitos pesquisadores e particularmente pelas próprias instituições de 
ensino superior interessadas em identificar os motivos/causas que levam o
 aluno a abandonar o curso. No caso específico dos cursos de graduação 
em Estatística no Brasil, estudos indicam que cerca de 25% dos ingressos
 concluem o curso, indicando assim uma evasão de aproximadamente 75% dos
 alunos. No caso do curso de Estatística da  UFSCar, historicamente de 
40 a 50% dos alunos têm concluído o curso. Durante o período de Ensino 
Remoto, anos letivos de 2020 e 2021, houve um relaxamento, por parte da 
UFSCar, nas regras de  desempenho mínimo para continuidade nos cursos, 
principal motivo de evasão do curso. Neste trabalho, a partir de dados 
ainda preliminares, avaliamos o impacto do período de ensino remoto na 
evasão e retenção dos alunos no curso. Resultados observados indicam 
menores índices de retenção e evasão que, no entanto, não tem se 
traduzido em uma maior taxa de concluintes no curso.</div><div></div><div><br></div>

</div>

</div>