<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Oi, Leo e demais colegas,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Acho que a formação de estatísticos tem que acompanhar a evolução tecnológica e a popularização de diversas linguagens de programação. Não é deixar o curso mais fraco, de forma alguma, mas, sim, incorporar esses avanços de forma corriqueira. Não só os meios de fazer estatística mudam, mas os nomes das técnicas e formas de apresentar os resultados.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Essas inovações <b>não </b>deveriam soar como ameaças para os estatísticos formados e os que ainda estão se formando deveriam encarar como sendo normal.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Esse concurso está causando uma confusão enorme nas redes sociais. Vejo que há estatísticos por formação acham que os CONREs deveriam, basicamente, RESERVAR AS VAGAS para os bacharéis -- e, de quebra, exigir que o conteúdo programático das provas seja mais coerente com a formação do estatístico. Acho uma pena pensar assim. </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Na minha opinião pessoal, os estatísticos no mercado de trabalho deveriam procurar, constantemente, aprender mais sobre estatística, computação e sobre os negócios inerentes à área que escolheu.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Há gritarias ocasionais querendo "moldar" o mercado para os formandos existentes. Infelizmente o mercado de trabalho não funciona assim... E nem deveria funcionar assim.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Acompanhando vários profissionais opinando sobre ESTATÍSTICA x CIÊNCIA DE DADOS, percebo que há um entendimento geral de que precisamos ter um MARKETING INSTITUCIONAL mais agressivo a fim de mostrar à sociedade/mercado de trabalho a importância da ESTATÍSTICA (dentro e fora das Ciências de Dados). Mas eu juro que nem sei como se faz isso. Tenho feito pequenas ações a meu alcance com o apoio do CONRE-3, mas certamente não são suficientes.<br><br>Doris</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000">Doris</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:#000000"><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 11 de jan. de 2024 às 21:41, Leo Bastos <<a href="mailto:lsbastos@gmail.com">lsbastos@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto"><div>Olá Doris,</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Não sou mais professor de graduação em estatística, e chuto que esse edital mostra uma tendência de preferência do cientista de dados ao estatístico (apesar da grande interseção entre o que se espera desses dois profissionais).<br><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Acho que o item 1 já entra desatualizado. Big data, na minha opinião, é um termo desatualizado. O item 2 eu não entendo absolutamente nada, e os potenciais candidatos teriam que encarar como uma novidade necessária pelo menos passa o concurso. Os demais itens estão tranquilamente dentro do escopo de formação de um estatístico. Então não acho que o conteúdo seja inadequado para estatísticos. E em paralelo, esse edital sinaliza a necessidade dos cursos de graduação reforçarem a parte de computação na formação de estatísticos, não apenas a programação mas também essas tecnologias de organização de bancos de dados.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Bom 2024 a todos,</div><div dir="auto">Leo</div><br><br><div class="gmail_quote" dir="auto"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui., 11 de jan. de 2024 18:22, Doris Fontes <<a href="mailto:dsfontes@gmail.com" rel="noreferrer" target="_blank">dsfontes@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)">Olá, colegas,<br><br>Foi divulgado o EDITAL para o CONCURSO NACIONAL UNIFICADO para diversos órgãos do governo federal e que contém dezenas de VAGAS PARA ESTATÍSTICOS.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)">No entanto, muitos estatísticos começaram a RECLAMAR porque consideram o conteúdo específico INADEQUADO para estatísticos por conter tópicos que nunca aprenderam. Acham que a ESTATÍSTICA está sendo pouco valorizada por valer muito pouco nas provas.<br><br>Vejam o conteúdo do EIXO TEMÁTICO 5, onde estão as questões com maior peso para os estatísticos:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><b>EIXO TEMÁTICO 5 – APOIO À DECISÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MÉTODOS QUANTITATIVOS<br></b><br><b>1 Big Data.</b><br>1.1 Definição de Big Data.<br>1.2 Bancos de dados na nuvem.<br>1.2.1 O paradigma de computação na nuvem.<br>1.2.2 Requisitos de gerência de dados na nuvem.<br>1.2.3 Categorias de bancos de dados na nuvem.<br>1.3 Infraestruturas para processamento distribuído de Big Data: Hadoop, Spark, Kafka.<br><br><b>2 Data Warehouse.</b><br>2.1 Definição e características de um Data Warehouse.<br>2.2 Data Mart.<br>2.3 Processamento de Transações em tempo real: OLTP e OLAP.<br>2.4 Modelagem Multidimensional.<br>2.5 Bancos de Dados Multidimensionais.<br>2.6 Projeto de Data Warehouse.<br>2.7 Conceitos de extração, transformação e carga (ETL).<br><br><b>3 Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados.</b><br>3.1 Conceitos básicos do processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados (KDD).<br>3.2 Metodologia de KDD.<br>3.3 Métodos de Data Mining.<br>3.4 Pré processamento de dados.<br>3.5 Mineração de dados: classificação, regressão, detecção de agrupamentos, descoberta de regras de associação, sumarização, modelagem de dependências, detecção de tendências e exceções.<br>3.6 Visualização de Dados.<br><br><b>4 Aprendizado de máquina.</b><br>4.1 Tipos de aprendizado de máquina: aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizado por reforço.<br>4.2 Algoritmos de aprendizado de máquina: regressão, árvores de decisão, redes neurais, máquinas de vetor de suporte e algoritmos de agrupamento.<br><br><b>5 Estatística.</b><br>5.1 Medidas de tendência central.<br>5.2 Medidas separatrizes.<br>5.3 Medidas de dispersão.<br>5.4 Medidas de Forma: assimetria e curtose, medidas de associação entre variáveis quantitativas e qualitativas (coeficiente de correlação linear de Pearson e coeficiente de contingência de Pearson)<br>5.5 Gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose).<br><br><b>6 Noções de Probabilidade.</b><br>6.1 Probabilidade condicional e independência.<br>6.2 Variáveis aleatórias discretas e contínuas.<br><br><b>7 Noções de Inferência Estatística.</b><br>7.1 População e amostra.<br>7.2 Seleção de amostra.<br>7.3 Estatística e parâmetro.<br>7.4 Distribuições amostrais.<br>8 Noções de Estimação.<br>8.1 Estimação pontual.<br>8.2 Estimação intervalar.<br><br><b>9 Testes de hipóteses.</b><br>9.1 Teste sobre a média de uma população.<br>9.2 Teste para comparação de duas populações considerando amostras independentes.<br>9.3 Teste para comparação de duas populações considerando amostras dependentes (pareadas).<br>9.4 Testes de homogeneidade.<br>9.5 Teste de independência.<br>9.6 Teste para o coeficiente de correlação.<br><br><b>10 Noções sobre Regressão.</b><br>10.1 Diagrama de dispersão.<br>10.2 Ajuste da reta de regressão pelo método dos mínimos quadrados.<br>10.3 Regressão linear simples.<br>10.4 Intervalos de confiança e intervalo de predição.<br><br><b>11 Noções de amostragem.</b><br>11.1 Amostragem probabilística: técnicas de amostragem – amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados.<br>11.2 Amostragem não probabilística.12. Entidades Discretas e Contínuas; Algoritmos; Operações Lógicas, Aritméticas, Trigonométricas e Estatísticas.<br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)">Vocês acham que os conteúdos dos itens 1 e 2 são impossíveis para ESTATÍSTICOS? </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)">Gostaria de ouvir a opinião dos professores que formam os atuais estatísticos.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)">Doris</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><br></div></div>
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