<div dir="ltr">
<div><div>Olá a todos,</div><div>Teremos amanhã, sexta-feira 15/3 às 16 hs, a primeira apresentação do ano. Lembrando que o <font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">seminário é uma oportunidade de refletir sobre o ensino de Estatística em todos os níveis </font>
<font style="font-family:arial,sans-serif" size="2"> e todos são bem vindos.</font><br></div>A apresentação será de 
 <font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Maria Helena Baccar, </span></font>
Flavia Landim e Letícia Rangel

<font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">(Projeto Fundão/<font color="#ff0000"> </font>UFRJ) e o título: </span></font><font size="2"><i style="font-family:arial,sans-serif">Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e contrastes.</i></font></div><div></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">O resumo vai ai final da mensagem e os links (Google Meet e Youtube) são:</span></font></div><div>
Link do Google Meet: <a href="https://meet.google.com/ksy-vamx-vui" target="_blank">https://meet.google.com/ksy-vamx-vui</a></div><div>
Link doYoutube:<a href="https://youtube.com/live/jA8EBnForFE?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/jA8EBnForFE?feature=share</a>

<div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif"></span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Aproveito
 a mensagem para divulgar o <font face="trebuchet ms, sans-serif"><i>VI Simposio de Estadística, Probabilidad e Inferencia en el Aula” (SEPIA6)</i>, que se realizará dia 22 de março de 2024. Não há custo, mas é necessário fazer inscrição (</font></span></font><font face="trebuchet ms, sans-serif"> <span style="color:rgb(0,0,0)"><a href="https://goo.su/tc9v" rel="noreferrer" target="_blank">https://goo.su/tc9v</a></span></font>

).</div>Abraços,<br></div><div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Marcos Magalhães</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Departamento de Estatística</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">IME-USP<br></span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif"></span></font></div></div><div>____________</div><div>


















<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:115%;margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span style="font-family:"Calibri",sans-serif">Maria Helena
Baccar, Flavia Landim e Letícia Rangel (Projeto Fundão/<span style="color:red"> </span>UFRJ)</span><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:115%;margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span>Título: </span>Letramento estatístico segundo o GAISE e a
BNCC: paridades e contrastes<span></span><span>.</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:115%;margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif">Resumo: <span style="font-family:"Calibri",sans-serif"><span><br></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:115%;margin:0cm 0cm 0.0001pt;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span style="font-family:"Calibri",sans-serif">A partir do
final do século XX, tornou-se evidente a importância do conhecimento
estatístico para a vida em sociedade, determinando a necessidade de que o
letramento estatístico tenha início na fase escolar. No Brasil, a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) apresenta uma mudança de perspectiva no ensino desse
assunto, passando a incluir Probabilidade e Estatística como uma unidade
temática de Matemática do Ensino Fundamental. Nossa pesquisa tem como foco o
ensino e a aprendizagem de estatística e probabilidade nesse nível da Educação
Básica. Pretende-se contribuir com a discussão sobre a educação estatística,
investigando de que forma as habilidades de Estatística e Probabilidade da BNCC
para os seis primeiros anos do Ensino Fundamental possibilitam o
desenvolvimento do letramento estatístico. Para provocar e encaminhar a
reflexão, desenvolvemos uma análise documental baseada numa leitura combinada
que relaciona as habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística da
BNCC (do primeiro ao sexto ano escolar) com as habilidades características da
etapa inicial do desenvolvimento do letramento estatístico segundo o Guidelines
for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE). Este trabalho
foi desenvolvido pelo Projeto Fundão: Estatística e Probabilidade, um grupo
colaborativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por
professores, estudantes de graduação e pós-graduação (em Ensino de Matemática)
e professores de matemática de nível escolar.<span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 1.3pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify;line-height:115%;border:medium;font-size:12pt;font-family:"Times New Roman",serif"><span>___________</span></p></div>

</div>