<div dir="ltr">
<div>Olá a todos,</div><div>Na próxima sexta-feira, 26/setembro às 16 hs,
teremos o seminário mensal<i> </i>de Educação Estatística do Departamento de
Estatística do IME-USP (<font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">transmitido <i>on-line</i></font>). A apresentação será de Bianca Walsh e Larissa de Carvalho Alves
da ENCE- Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, com título <i>Projeto de Extensão: A estatística para construir pensamento crítico</i>.</div><div>O resumo vai ao fim da mensagem e o<font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">s links da transmissão são:</span></font><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Google Meet</span></font>
: <a href="https://meet.google.com/fee-oica-stc" target="_blank">https://meet.google.com/fee-oica-stc</a>
</div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Youtube: </span></font><a href="https://youtube.com/live/mKyalpAZnDo?feature=share" target="_blank">https://youtube.com/live/mKyalpAZnDo?feature=share</a></div></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif"></span></font></div><div>
<font style="font-family:arial,sans-serif" size="2">O seminário é uma oportunidade de refletir sobre o ensino de Estatística em todos os níveis. Ele </font>
<font style="font-family:arial,sans-serif" size="2"> </font>ocorre uma vez por mês, sempre na última sexta feira do mês às 16 hs. </div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Aproveito a mensagem e anexo arquivo com a chamada</span></font>
<font size="2">para<span style="font-family:arial,sans-serif"> um número especial do SERJ (</span></font>Statistical Education Research <font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Journal). </span></font><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Agradeço a</span></font><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">o colega Audy Salcedo</span></font>
<font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">pela informação recebida.</span></font><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif"> </span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Abraços,</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Marcos Magalhães</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">Departamento de Estatística</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">IME-USP</span></font></div><div><font size="2"><span style="font-family:arial,sans-serif">_______________</span></font></div><div><div>Bianca Walsh e Larissa de Carvalho Alves (ENCE- IBGE) - 26/set/2025<div></div>
</div><div>Título: <i>Projeto de Extensão: A estatística para construir pensamento crítico</i>.
</div><div>Resumo:</div><div>O cenário global atual exige o desenvolvimento de certas habilidades
desde as fases iniciais da aprendizagem. Entre essas habilidades,
interpretar e analisar criticamente informações baseadas em dados – cada
vez mais presentes em nossas vidas –, assim como
ter autonomia para adotar uma posição ou tomar uma decisão, são
fundamentais para o processo de letramento estatístico.</div><div>Para alcançar crianças e adolescentes, há um consenso de que o uso de
atividades lúdicas e significativas os leva a vivenciar um aprendizado
envolvente e significativo.</div><div>Tendo esses princípios em mente, este seminário tem como objetivo
apresentar atividades resultantes de um dos projetos de extensão da
Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). No projeto, os
alunos extensionistas com a orientação das professoras
desenvolvem jogos e atividades de intervenção para sala de aula, que
ensinam conceitos estatísticos e estimulam o uso de dados para tomada
de decisão e posicionamentos. Esses recursos de aprendizagem são
aplicados em escolas públicas do Rio de Janeiro e em
edições do evento “ENCE de portas abertas” (EPA), no qual a instituição
abre suas portas às escolas da educação básica e às universidades.</div>__________________</div>
<br></div>