[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?_Reuni=E3o_Tem=E1tica_?=da ABAVE sobre o PISA

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Qui Ago 14 12:35:27 -03 2014


Caro Ruben 

Muito boa iniciativa. O tratamento estatístico dos dados do PISA 
possibilita muitas análises, ainda pouco explorada pela comunidade
estatística. A própria análise realizada pela OECD é alvo de muitos 
questionamentos, repercutidos em vários meios, até no StatPop 
(www.statpop.blogspot.com.br/2014/01/tri-e-pisa.html).

Essa Reunião Temática é uma ótima oportunidade para elucidar alguns 
desses pontos.

Sucessos e parabens à ABAVE
Dani

> Prezados colegas,
> 
> Informamos que a II Reunião Temática da Associação Brasileira de 
> Avaliação Educacional (ABAVE): [UTF-8?]“PISA em [UTF-8?]Debate” será 
> realizada entre os dias 27 e 29 de Agosto na sede da FINATEC, Campus 
> Universitário Darcy Ribeira, Av. L3 Norte, Ed. Finatec [UTF-8?]– Asa 
> Norte, Brasília [UTF-8?]– DF
> 
> Destacamos na programação a conferência de abertura que será 
> proferida pelo Prof. Eric Hanushek da Universidade de Stanford e as 
> conferências do Prof. Christian Monseur da Université de Liège e 
> que é um dos autores do Manual de Análise de Dados do PISA. Essas 
> conferências pressupõem conhecimento da TRI e versarão sobre:
> 
> *1.*       *Scaling the PISA cognitive data for a particular cycle:*
> 
> a.       National calibration and detection of dodgy items;
> 
> b.      International calibration;
> 
> c.       Test design and booklet effect;
> 
> d.      National generation of plausible value
> 
>            i.      What are the plausible value
> 
>           ii.      How to analyze the plausible value
> 
> *2.*       *Anchoring the cognitive data of a new cycle on previous scales*
> 
> a.       Selection of the anchoring items: three examples of methodological
> artefacts
> 
>             i.      Reading process, type of texts and gender differences:
> 
>            ii.      Item discrimination and variance;
> 
>            iii.     Item dependency and variance
> 
> b.      Procedures implemented in PISA for anchoring the data;
> 
> c.      Equating errors;
> 
>            i.      Why computing an equating error
> 
>           ii.      How to compute an equating error
> 
>          iii.      How to use the equating errors
> 
> d.     Easy booklets and trends
> 
> *3.*       *Subscales*
> 
> a.      Generation of subscales
> 
> b.      How to analyze the subscales
> 
> c.      Country profiles by subscales
> 
> *4.*       *Describe proficiency scales and proficiency level*
> 
> a.       How to generate the proficiency level
> 
> b.      How to analyze the proficiency level
> 
> c.       Limits of proficiency levels
> 
> As informações sobre a programação e inscrições encontram-se 
> no site do evento www.abave.com.br/pisa. Adiantamos que haverá 
> tradução simultânea.
> 
> Atenciosamente,
> 
> Ruben Klein
> 
> Presidente da ABAVE


*************************************************
Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
Instituto de Matemática - UFRJ
http://www.dme.ufrj.br/dani
www.statpop.blogspot.com.br
fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
*************************************************





Mais detalhes sobre a lista de discussão abe