[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?_Reuni=E3o_Tem=E1tica_?=da ABAVE sobre o PISA
Dani Gamerman
dani em im.ufrj.br
Qui Ago 14 12:35:27 -03 2014
Caro Ruben
Muito boa iniciativa. O tratamento estatístico dos dados do PISA
possibilita muitas análises, ainda pouco explorada pela comunidade
estatística. A própria análise realizada pela OECD é alvo de muitos
questionamentos, repercutidos em vários meios, até no StatPop
(www.statpop.blogspot.com.br/2014/01/tri-e-pisa.html).
Essa Reunião Temática é uma ótima oportunidade para elucidar alguns
desses pontos.
Sucessos e parabens à ABAVE
Dani
> Prezados colegas,
>
> Informamos que a II Reunião Temática da Associação Brasileira de
> Avaliação Educacional (ABAVE): [UTF-8?]âPISA em [UTF-8?]Debateâ será
> realizada entre os dias 27 e 29 de Agosto na sede da FINATEC, Campus
> Universitário Darcy Ribeira, Av. L3 Norte, Ed. Finatec [UTF-8?]â Asa
> Norte, Brasília [UTF-8?]â DF
>
> Destacamos na programação a conferência de abertura que será
> proferida pelo Prof. Eric Hanushek da Universidade de Stanford e as
> conferências do Prof. Christian Monseur da Université de Liège e
> que é um dos autores do Manual de Análise de Dados do PISA. Essas
> conferências pressupõem conhecimento da TRI e versarão sobre:
>
> *1.* *Scaling the PISA cognitive data for a particular cycle:*
>
> a. National calibration and detection of dodgy items;
>
> b. International calibration;
>
> c. Test design and booklet effect;
>
> d. National generation of plausible value
>
> i. What are the plausible value
>
> ii. How to analyze the plausible value
>
> *2.* *Anchoring the cognitive data of a new cycle on previous scales*
>
> a. Selection of the anchoring items: three examples of methodological
> artefacts
>
> i. Reading process, type of texts and gender differences:
>
> ii. Item discrimination and variance;
>
> iii. Item dependency and variance
>
> b. Procedures implemented in PISA for anchoring the data;
>
> c. Equating errors;
>
> i. Why computing an equating error
>
> ii. How to compute an equating error
>
> iii. How to use the equating errors
>
> d. Easy booklets and trends
>
> *3.* *Subscales*
>
> a. Generation of subscales
>
> b. How to analyze the subscales
>
> c. Country profiles by subscales
>
> *4.* *Describe proficiency scales and proficiency level*
>
> a. How to generate the proficiency level
>
> b. How to analyze the proficiency level
>
> c. Limits of proficiency levels
>
> As informações sobre a programação e inscrições encontram-se
> no site do evento www.abave.com.br/pisa. Adiantamos que haverá
> tradução simultânea.
>
> Atenciosamente,
>
> Ruben Klein
>
> Presidente da ABAVE
*************************************************
Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
Instituto de Matemática - UFRJ
http://www.dme.ufrj.br/dani
www.statpop.blogspot.com.br
fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
*************************************************
Mais detalhes sobre a lista de discussão abe