[ABE-L] Previsoes eleitorais - www.pollingdata.com.br/

Neale El-Dash neale.eldash em gmail.com
Qui Ago 28 15:07:39 -03 2014

Ola pessoal,

apesar desse ano ninguem estar discutindo as pesquisas eleitorais na lista,
eu acabei de lancar um site sobre previsoes eleitorais, onde estou
agregando todas as pesquisas publicadas no Brasil (por enquanto, so pra
presidente) e fazendo previsoes sobre o resultado utilizando um modelo
hierarquico bayesiano com priori informativa.

Pra quem so esta interessado em entender o cenario eleitoral rapidamente,
tem um dashboard com as probabilidades de vitoria de cada candidato,
probabilidade de haver segundo turno, probabilidade de cada candidato ir
para o segundo turno. Essas probabilidades sao atualizadas todos os dias.

Eu conheci (numa conversa de bar) o Mark Blumenthal, o cara que fez o
pollster.com nos EUA. Perguntei pra ele quais eram os objetivos dele e como
ganhava dinheiro com o site. Ele respondeu assim:

1- Nao ganho dinheiro com o site. Tento gerar hits....
2- O objetivo do site e' ajudar a divulgar/facilitar o acesso as pesquisas
eleitorais
3- Mas tambem tem como objetivo ajudar a controlar a qualidade das
pesquisas eleitorais.

E' isso ai, faco minhas as palavras dele. Vou atualizar o site a cada nova
pesquisa divulgada. Tem um blog no site tambem, onde vou falar de pesquisa
eleitoral, amostragem por cotas, eleicoes, estatistica.

Entrem, divulguem, critiquem, questionem.

Neale

--

There are two routes to success in soccer. One is being good. The other is
being lucky. You need both to win a championship. But you only need one to

Neale Ahmed El-Dash
Doutor em Estatística
Celular: +55 19 998893939
Email: neale.eldash em gmail.com