[abe] [SPAM] Re: RES: [ABE-L]: Previsões para a Copa do Mundo

Marcelo L. Arruda mlarruda em terra.com.br
Qui Jun 5 11:00:21 -03 2014

Se me permitem, embora seja óbvio que sempre há "zebras" (até hoje,
nunca os "quatro grandes" chegaram juntos aos quatro primeiros lugares e
somente três vezes - 1970, 1978 e 1990 - três "grandes" chegaram nos
top-4), as análises sempre se baseiam em abordagens "lógicas" e
"coerentes" dos grupos e da tabela da Copa.

E, especificamente com relação à Copa deste ano, a situação dos
"excluídos" mencionados pelo Luiz (presumindo,"lógica" e "coerentemente"
que os quatro mais citados - Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha -
sejam campeões dos seus grupos) é:
- Itália (assim como Inglaterra e Uruguai): além de ter um grupo
dificílimo na Primeira Fase, se terminar em primeiro cruza com a Espanha
nas quartas, se terminar em segundo, cruza com o Brasil também nas quartas.
- Holanda: cruza com o Brasil nas oitavas.
- França: se terminar em primeiro no grupo, cruza com a Alemanha nas
quartas, se terminar em segundo, cruza com a Argentina nas oitavas.

Ou seja, o caminho para esses "favoritos alternativos" é realmente muito
complicado!
Por outro lado, se considerarmos que um dos quadrantes da chave do
mata-mata envolve 1E, 2F, 1G e 2H, basta um tropeço da França (o que não
é implausível) e um da Alemanha (esse é mais difícil) para de repente
termos um semifinalista saindo, por exemplo, do quarteto Equador -
Bósnia - Portugal - Rússia...

Por fim, existem sempre aquelas previsões "esotéricas" que vira e mexe
alguém descobre (lembram-se da "pirâmide dos campeões"?). E, sem querer
ser agourento, temos em andamento uma dessas "tendências", que
infelizmente é negativa para o Brasil: se observarmos as Copas que o
Brasil NÃO venceu veremos que:

- Foram cinco seguidas (1930, 1934, 1938, 1950, 1954)
- Depois uma isolada (1966)
- Depois cinco seguidas (1974, 1978, 1982, 1986, 1990)
- Depois uma isolada (1998)
- E agora já estamos com duas seguidas (2006, 2010)...

Será que existe uma "maldição 5x1" nos perseguindo e com isso só
voltaremos a ser campeões em 2026?

Outra "previsão esotérica" pessimista:

- O Brasil foi tetra 24 anos depois de ser tri (1994 - 1970 = 24)
- A Itália foi tetra 24 anos depois de ser tri (2006 - 1982 = 24)
- E em 2014 faz 24 anos que a Alemanha foi tri (2014 - 1990 = 24)...

Espero que, assim como a "pirâmide dos campeões" chafurdou, essas
"previsões esotéricas" também falhem.

E, para não ser pé frio, solto mais uma "previsão esotérica", dessa vez
otimista. Dos países que já foram campeões e já sediaram copas:

- A Itália ganhou uma (1934) e perdeu uma (1990);
- A França ganhou uma (1998) e perdeu uma (1938);
- A Alemanha ganhou uma (1974) e perdeu uma (2006);
- O Brasil já perdeu a de 1950. Logo...

Marcelo