[ABE] Fwd: mais um programa para prever quem ganha a COPA das COPAS

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Dom Jun 22 12:16:59 -03 2014

Caros

Acho que é relevante para uma lista de estatística discutir o que
significa se sair melhor. Existe uma série de critérios que podem ser
usados: maior verosimilhança preditiva, maior numero de previsões
pontuais corretas, maior score preditivo (com ou sem penalização), ...
E esses critérios não necessariamente apontam para o mesmo preditor.

Fora que é sempre possível atualizar previsões e não é correto comparar
previsões feitas ao início da competição com previsões que vão sendo
atualizadas à medidas que os jogos vão acontecendo.

Muito já se escreveu sobre o assunto de comparação de previsões.
Tem até artigos recentes em periódicos de ponta sobre isso.

Bom domingo a todos!
Dani

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)