[ABE-L] revistas científicas predatoras

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qui Ago 20 23:38:17 -03 2015

Perguntou Evay: porque você matou Prothero?
Responde V, o terrorista: Não há tribunais neste pais para julgar Prothero!

Alexandra nos deu boa oportunidade para uma discussão importante.
Alertar os jovens é realmente importante e deve ser feito por lideres.
No entanto quando há muita insistência ficamos com a pulga atras da orelha.
Nós que não estamos fazendo o que hoje é "Moda"- embora importante -
estamos fora do sistema produtivo.
Com meu aluno escrevemos um lindo paper não paramétrico fruto da tese
dele.  "estimativa de densidades simples".
O artigo foi tremendamente elogiado pelo referee de nossa melhor
revista Bayesiana - Bayesian Analysis -. Elogiaram o ingles e a
matemática justo o que queríamos ouvir.  Mas, não havia interesse
naquele tipo de problema.  Mande para outra revista foi o que
disseram.  Mandamos para o Annals e a mesma coisa aconteceu um dos
referees achou joíssima e o outro disse que não se deve publicar mais
papers bayesianos.
Meu aluno ficou tão p da vida que me pediu para publicar em um journal
que fosse lido pelos pares.
Como as revistas predatórias gostam de mim e me fazem preço de livro
resolvi mandar para open journal of statistics.
O referee alem de ler mostrou um pequeno engano no paper.  O paper
está la e com muitos down loads.  Podem ir la que vão gostar com certeza

file:///Users/carlos/Downloads/OJS_2014081511183613.pdf

Tem outro no open journal of genetics que tb é bem lido.

file:///Users/carlos/Downloads/OJGen_2014032116164673%20(1).pdf
ão
Tenho orgulho destes papers por ter sido orientador de um grande cara.

outro artigo que considero fundamental na minha formação é o de
informação com outro aluno espetacular que terminou agora seu
doutorado com o Jay.

Enviei para entropy pois como editor associado posso submeter um
artigo por ano se for aceito e sem custos.

Outro artigo que tenho orgulho de ter sido orientador de mestrado do aluno

file:///Users/carlos/Downloads/entropy-14-02254.pdf

Leiam esses artigos e vejam se não concordam que são ótimos.
Mas não há status quo nesses nossos trabalhos

Vejam que nosso grupo geralmente não tem co-autor estrangeiro e temos
aqui somente tupiniquins.

Julguem nossos trabalhos e não nos critiquem por ter artigos em
revistas "Predadoras" Aquelas que tiram um pouco do ganho das grandes
editoras.

O por que de meu argumento? Vou explicar.
O dono da MDPI é o Dr Lin que me convidou para ser editor associado de
entropy em 1987.  Quando escrevi o paper do FBST com meu caro amigo
Julio resolvemos colocar em uma revista que fosse rápida e que
pudéssemos ter o crédito da invenção, que logicamente alguns colegas
não gostam de dar.  Hoje é o nosso terceiro paper com mais citações.
Dr Lin veio ao Brasil e participou de um de nossos congressos.
Acreditamos nele.
Algum tempo atras um de seus funcionários, editor de uma das revistas,
tirou um congresso da MDPI para passar para a springer.  Dr lin então
o demitiu.  Ele perdeu talvez posição tb na outra editora. e ficou
muito bravo quando então escreveu o artigo que hoje todos citam
colocando a MDPI na lista negra.  Nós nõ temos problemas em participar
desse grupo pois acreditamos neles.  Só reclamamos muito do preço para
publicar na entropy que parece que atualmente está em torno de 1500
Francos Suíços.  Como eu nunca acredito nesses preços eu choro muito
para a BMC, Plos, entropy, scirp.  BMC eu nunca paguei e as pessoas
até então nos trataram  muito bem.  nas outras eu pago muito pouco e
agora insistem que envie papers pois os nossos fazem sucesso por lá.

Bom meus caros jovens, ter um paper no JASA que ninguém lê é muito
pior que ter um paper numa dessas editoras e que nos dão o prazer de
estar bem ranqueados na listona de cientistas com bom índice H.

Para finalizar eu gostaria de fazer um comentário que foi marcante para mim.

Eu e Adriano estamos editando um número especial da entropy. Nos deram
a oportunidade de convidar alguns pesquisadores de renome para
submeter trabalhos.  Foram cerca de 12.  Convidamos pessoas ao nosso
gosto apenas precisavam ter índice H superior a 10.aAlguns responderam
que não tinham interesse e outros apenas não responderam.  2 dos
convidados tiveram seus artigos rejeitados.  Um deles teve um report
de 6 páginas e ficou feliz em ver que alguém entendeu o que queria e
sugeriu mil modificações.

Tivemos referees do mais alto nível vocês não teem ideia. A escolha
dos referees a gente não participou, pois os autores sugeriam uma
lista de referees e se não gostavam enviavam para outro.  Quando
concordávamos com o referee a decisão era tomada. Algumas pessoas não
cumpriram a risca o que foi pedido e nem explicaram o porque.  Nomes
famosos não forma problema para a rejeição.

mando o link para vocês terem uma ideia do que já foi feito.
Ainda faltam uns 5 artigos sendo revisado com os referees ou com os
próprio autores.

PRDAção creio que seja o domínio ou a destruição de espécies.

Abraço a todos e para a Alex eu também gostaria de advertir para o
fato de poder estar sendo usada por grandes corporações, como
presidente de nossa sociedade.

Grande abraço

PS: Estou na flauta depois da cirurgia e da provável aposentadoria
assim vou sempre retrucar daqui pra frente.
Sobre a fala dos personagens do filme gostaria de pensar que alguns
co-autores famosos não possuem forum que os julguem pr estarem acima
de qualquer suspeita.  TENHO TB PROVAS DISSO!  Mas ninguém deve se
culpar de ser gente grande!

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira