[ABE-L] meus únicos comentários sobre o CNPq e outros

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Seg Ago 31 21:26:12 -03 2015

Caros,

Eu estou escrevendo esse texto na rede da ABE sem qualuquer posicionamento
político até porque a Sra. Dilma não pode mais ser

reeleita.

A situação financeira dramática do CNPq do editorial do Estadão postado

pelo Francisco Cribari hoje é apenas uma ponta de um imenso iceberg.

Tantas IFES em greve corroboram para nossa tristeza. A UFPE só não

entrou em greve, pois eu e mais dois diretores conseguimos recrutar para a
assembleia docente pelo menos 100 colegas que votaram contra.

Qualquer pessoa de bom senso não pode gastar mais do que recebe. O Governo
Federal gastou demais (fora a corrupção generalizada) nos últimos cinco
anos e os débitos aí estão na casa dos R$ 130 bilhões. Basta saber somar e
subtrair nem mesmo multiplicar e dividir. Agora realmente não sabe

o que fazer para reduzir a crise provocada por ele próprio.

Observando as ações dos seus economistas me lembro da máxima: "Economists,
like royal children, are not punished for their errors." (James Buchan). A
população agora pagar pelos erros econômicos dos outros é um grande
desatino. Por que fizeram uma desnecessária Copa do Mundo e ainda isentaram
um órgão corrupto como a FIFA em mais de R$ 2 bilhões de impostos? E os
financiamentos a fundo perdidos do BNDES?  O custo total das olimpíadas de
2016 já supera R$ 38 bilhões de reais. Oito dos 12 estádios construídos ou
reformados para o Mundial são deficitários. Acumularam em 2014 prejuízos
superiores a R$ 126 milhões.

A Governo do Estado de Pernambuco paga mensalmente quase R$ 5 milhões para
manter uma ARENA que não tem nem como promover jogos em quantidade por
conta dos engarrafamentos. Enquanto isso, alguns hospitais

do Estado não têm papel higiênico e os médicos se cotizam para comprá-lo.

Estive por duas semanas na Inglaterra (que não visitava há mais de 12 anos)
e pude constatar como a economia desse país cresceu nesse período. Tudo
funcionando muito bem, do metrô super-moderno até o NHS passando pela
educação de excelente nível em todos os níveis. Os efeitos positivos das
medidas de austeridade do Governo Margareth Thatcher, em plena recessão
econômica inglesa no final dos anos 70, combatendo as greves sindicais,
privatizando empresas estatais, desregulamentando o setor financeiro e
flexibilizando o mercado de trabalho são os grandes responsáveis pela

situação econômica atual desse país.

A Inglaterra de hoje é moderna e a City Londrina concentra o maior mercado
financeiro do planeta.

No Brasil, tudo está acontecendo às avessas e devemos temer mais ainda pelo
agravamento da situação de descalabro que nossos netos irão enfrentar.

Cordiais Saudações,

Gauss