[ABE-L] Acervo de pesquisas eleitorais do PollingData (1989-2015)

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Seg Dez 21 09:39:51 -03 2015

Colegas,

Junto-me às manifestações já feitas de parabéns ao Neale pelo trabalho
feito no site Polling Data. Embora eu não trabalhe no tema das previsões ou
análises de eleições, não toma muito tempo para verificar que o trabalho
ali já feito é sem precedentes, e uma virada de página no tema. Com os
dados disponíveis e com ferramentas de extração e modelagem oferecidas, os
interessados podem agora entender melhor o assunto, fazer e revisar
previsões, enfim atuar para responder suas questões sobre o tema. E num ano
em que nos questionamos tanto sobre o acerto de escolhas feitas nas
eleições, nada melhor que ter fatos com que possamos trabalhar em nossas
análises.

Trabalhos de compilação e preparação de dados costumam ser solitários,
desgastantes e pouco valorizados. No entanto, sem dados não haveria
Estatística, e os dados estão para nossa área como as medições
metereológicas estão para os meteorologistas, etc.

Portanto, parabéns, Neale.

Abs, Pedro.

Em 18 de dezembro de 2015 13:19, Neale El-Dash <neale.eldash em gmail.com>
escreveu:

> Hoje, depois de muito tempo e muito trabalho, o site PollingData
> <http://www.pollingdata.com.br/> (http://www.pollingdata.com.br/)
> finalmente publicou o seu acervo de pesquisas.  Esse acervo contém
> pesquisas eleitorais brasileiras, publicadas na mídia, entre os anos de
> 1989 a 2015. No total, são mais de 10.916 pesquisas realizadas em 883
> eleições diferentes, em 5 países, ao longo de mais de 25 anos de história.
>

> Esse é o primeiro passo na direção de um controle de qualidade contínuo e
> objetivo das pesquisas eleitorais publicadas publicadas no Brasil, e também
> [...]

*ISI President 2015-2017*
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
IBGE - National School of Statistical Sciences
Phone: +55 21 21424957