[ABE-L] Educação

Ricardo Tavares rtavares77 em gmail.com
Dom Jul 12 20:51:45 -03 2015

Que notícia boa Prof. Marley. As verbas foram garantidas nesse período
complicado.

Li muitas mensagens aqui na rede de temas diversos (envolvendo política e
políticos) e peço licença a todos para colocar alguns pontos também.

Imagino como foi atrapalhada aquela ideia de subsidiar alguns setores para
garantir emprego, mas é errando que se acerta. A vontade era a melhor
possível, dada a situação. Os remédios do passado já eram conhecidos e
foram evitados até onde "aguentamos".

Assim como em qualquer governo de 4 anos, o primeiro sempre é o mais duro,
o segundo melhora um pouco, e os dois últimos são força máxima para a
eleição que se aproximará.

O problema será mesmo a crise política, conforme já anunciada pelas raposas
da política brasileira durante a campanha em 2014, caso a Dilma ganhasse,
teríamos a maior crise da história do Brasil. Assim como as crises
econômicas, a política é mais premeditada ainda, e vem com forças e
chantagens das mais conservadoras possíveis, que fazem alguns ganharem e
quase todos perderem.

Infelizmente1...o Poder Legislativo tem a liberdade idiota de multiplicar
por 3 a verba para os partidos políticos, e o Poder Executivo não tem a
liberdade sábia (e nem recursos) para fazer o mesmo com a Educação e a
Saúde. Em ambos os casos, a ira e o ódio vão apenas para a Dilma (o
Executivo). Uma mulher honesta e resistente, que não cede e só perde com
isso. A mídia prefere as raposas velhas, qual será a razão?

Infelizmente2...o Poder Legislativo não quer acabar com o financiamento
privado de campanhas, que durante séculos vem roubando dinheiro público sem
dó e piedade, e agora um governo que tenta dá liberdade total para apurar,
investigar e punir tem sido denominado pelo FHC como sendo o mais corrupto
da história do Brasil. É muita hipocrisia mesmo e falta de memória para
lembrar dos inúmeros casos que nem mesmo a mídia mostrava, e por maioria
não se criavam nenhuma CPI ou algo do tipo. E muitos ficando ricos, com
filhos, esposas e netos mamando dinheiro público nesse tempo todo.

Não tenho saudades daquela época em que passava uma nuvem escura na
Argentina, e a Economia Brasileira (e os economistas da direita brasileira)
se ajoelhavam ao FMI e cortava com força os salários (sem aumentos), os
investimentos em infra-estrutura, em Saúde e em Educação, cujos orçamentos
eram bem inferiores aos atuais, haja vista o crescimento que tivemos,
embora a qualidade não tenha vindo junto (ainda). Aquela maldita época que
diziam que aumentar salário mínimo gerava inflação...Aquela que venderam a
preço de banana as riquezas da Vale do Rio do Doce (apenas as da superfície
foram avaliadas a um precinho amigo do amigo), o que estava abaixo do solo
não precisava (e fico perguntando seria propina o nome disto?).

Uma reflexão mais apurada e comparativa ajudará a entendermos esse ódio
todo por Lula, Dilma, Haddad, Pimentel, etc. Pois na verdade é pela
ideologia, são setores que estão deixando de ganhar dinheiro, e muito, do
governo federal. A mídia nem se fala o quanto perdeu para a internet e não
aguenta mais um novo mandato do PT com Haddad ou Pimentel no comando do
Brasil, e o sistema deles irá continuar firme para eleger um candidato da
direita: o santo da ética aparecida na mídia.

Aguardemos por dias melhores, pois com as contas ajustadas, os acertos
virão!!!

Abraços e boa semana abençoada para todos,
Ricardo Tavares.

Professor Adjunto - Nível III
Departamento de Estatística - DEEST
Universidade Federal de Ouro Preto