[ABE-L] muito difícil

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Ter Jun 30 21:09:36 -03 2015

Desconfio que seja muito difícil encontrar uma pessoa com Graduação

em Matemática e Medicina, cultura fantástica em várias áreas, Mestrado

e Pós-Doutorado em Estatística por duas universidades da França,
Livre-Docente

e Professor Titular da UFC, escritor e poeta, Membro Titular da Academia
Cearense

de Ciências e que tenha publicado vários livros e artigos no Brasil e no
exterior

e formado milhares de alunos. Sim, muito difícil! Abandonou a Medicina para
se

dedicar à Matemática e depois à Estatística.

Essa pessoa existia, meu dileto amigo por mais de 40 anos, Prof. Dr. Airton
Fontenele

Sampaio Xavier, que nos deixou hoje.

Para mim uma 3a feira triste ao saber do infausto óbito. Airton publicou um
dos primeiros

livros de probabilidade básica no Brasil. Na segunda metade dos anos 80,
trabalhamos

em vários projetos e publicamos alguns artigos juntos.

Íamos com frequência ao famoso Clube Náutico de Fortaleza, onde ele e
Terezinha (sua esposa)

mostravam ser exímios dançarinos. Uma pessoa educada e generosa.

O Prof. Airton trabalhava em Probabilidade e Aplicada, Análise de Dados

Multidimensionais e Data Mining, Programação Estocástica, Educação
Matemática,

Modelos Estocásticos Aplicados à Climatologia e Métodos Estatísticos
Aplicados

à Epidemiologia e Biologia, entre outras áreas.

Que Deus conforte sua família!