[ABE-L] Controvérsia NHST

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Sáb Mar 7 15:21:25 -03 2015

Caro Basilio,

Obrigado pelos artigos e por trazer a discussão da RSS para a lista ABE.
Todos estes pesquisadores *entendem* o que é um p-valor e como
interpretá-lo *corretamente*. O problema é que o entendimento de algo
sempre está submetido à linguagem adotada. Se você usa a linguagem "A", irá
entender/compreender de uma forma, se usar a linguagem "B" irá
entender/compreender de outra forma. Obviamente, todos os entendimentos e
interpretações dependem da linguagem utilizada, quer dizer é óbvio dentro
da linguagem que eu utilizo ;-)

O conceito de infinito foi mal entendido porque a linguagem utilizada na
época não era adequada. Se soubéssemos apenas os números naturais, a
discussão sobre algumas quantidades beirariam o misticismo cheias de
*incompreensões* e discussões intermináveis. Não porque seja de fato
incompreensível para o humano, mas apenas porque a linguagem utilizada é
ambígua para interpretar algumas relações e conceitos. Assim ocorre o mesmo
com o p-valor e algumas quantidades clássicas que estão sendo
reinterpretadas utilizando uma linguagem que permite incompreensões e
discussões intermináveis neste domínio.

A sociedade moderna é cética para quase tudo, menos para a linguagem
(racional/artística/estética/imagética). Nesse ponto somos quase todos
crentes fanáticos em nossas linguagens. Estar em movimento, aprendendo
novas línguas pode ajudar a perceber que a linguagem é um engodo sem fim,
cheia de metáforas/analogias e figuras de linguagens que com o tempo vão se
tornando *verdades concretas*. O bom é que todos desejam que suas
linguagens sejam pelo menos esteticamente coerentes e apenas isso que me
motiva a discutir e contra-argumentar sobre esse assunto. Mas ainda sou
novo, ingênuo e sonhador, quando ficar mais velho posso mudar de opinião e
de posição, mas até lá...

Abs,
Alexandre.