[ABE-L] Um pouco mais de reflexão: O H!!!!!!

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Dom Mar 29 23:29:52 -03 2015

Meus caros redistas

Minha mensagem gerou muitas discussões e reflexões sobre o fato de
estarmos interessados em medir o trabalho das pessoas da academia.
Gostaria, no entanto, de colocar alguns pontos importantes para que as
pessoas nunca se prendam a esses números.

O índice H retirado do Google diretamente pode ser muito enganoso.  Os
que podemos retirar do nosso Lattes na verdade parecem ser mais
correto.  Por outro lado estes do Lattes, baseados nos “web of
science”e “scopus”, não consideram livros nem capítulo de livros e nem
artigos publicados em livros de congresso com arbitragem.  Já o Google
considera até projetos que aparecem na internet com nossos nomes.
Além disso, o Google não confere tudo e assim nomes como pereira podem
muito bem estar contado no meu índice H, mesmo sendo em contabilidade,
geografia ou geofísica. Tem um cara com muitas publicações cujo nome
em publicações é Carlos B Pereira e que já foi processado por plágio
internacional.

Outro dia acordei e achei interessante ver se um dos artigos que
publiquei já tinha alguma citação.  Levei um susto, pois meu índice H
tinha ido de 37 para 48.  Então fui olhar a minha lista dos 46 e fui
retirando o que não era meu.  Surpreso eu fiquei quando tirei o
último, que estava no inicio da minha ordem, e vi que meu índice não
era mais 37 e sim 36.  Isto é, já havia sido contado anteriormente em
meus relatórios de pesquisa.  Imaginem em que lugar eu estaria com um
índice de 48 e quase 10 mil citações.  Notem que o primeiro da lista é
da Silva!
Muito bem, fui então procurar amigos famosos com o Paulo Artaxo que é
listado com 77 e um cara de muito sucesso científico e modal pois
trabalha com ecologia, assim como nosso colaborador Paulo Saldiva, o
que nos surpreende não pertencer a lista justo como um dos mais
citados.  Fui então olhar o Lattes tanto do Artaxo como do Saldiva e
di primeiro da lista.

1.	Artaxo: 77 no Google, 56 no WOS e 54 no Scopus
2.	Saldiva: 28 no WOS e 33 no Scopus
3.	Da Silva: 99 no Google, 39 no WOS e 43 no Scopus

Tanto Saldiva como Artaxo são dedicados à ecologia, o primeiro é
médico e o segundo é físico.  Já o João da Silva é presidente de uma
fundação de um polo avançado de saúde.  Notem meus caros que todos os
três estão em áreas de interesse público tanto nacional como
internacional.

Como falei de colegas não poderia deixar de falar deste que vos
escreve: 36 no Google, 22 no WOS e 27 no Scopus.  Chamo atenção para o
fato de meus artigos mais citados são aqueles de outras áreas onde
implantei algumas novas técnicas de inferência Bayesiana e Meta
análise. Citogenética, Psiquiatria, Cirurgia Vascular (o sucesso foi
com a meta análise), Genética e Fisioterapia (principalmente com
medidas de Fibromialgia).  Meu primeiro trabalho foi em Citogenética
em 1974 onde usei verossimilhanças parciais antes do artigo do Cox.

Termino esta mensagem com algumas considerações sobre a matemática e
sobre o conceito do índice H.  Nosso orgulho maior o prêmio Novel da
matemática, Sr Ávila, e nosso ilustre Jacob Pallis não fazem parte da
lista.  Colegas meus com mais de 2000 citações em livros, estão abaixo
de mim na listinha maluca que nos presenciaram.

Suponha que um pesquisador com 2000 citações em seu livro e com outras
publicações decrescendo até o artigo 40 com 40 citações tem um H de
40.   Outro pesquisador com todos os artigos até o de ordem 41 com
exatamente 41 citações teria um H de 41, acima do índice do primeiro
autor.  Por isto eu chamei atenção na lista que precisaríamos usar em
conjunto com o H o índice G.  O índice G seria igual a 40 se a soma de
todas as citações até o artigo 40 fossem superior ao quadrado de 40.
Note que o primeiro autor teria um índice G maior do que 62 e o
segundo um índice G de 40.

Façam um exercício se desejarem mesmo ficar preocupados com o trabalho
dos outros com alguns fazem na lista.  Abram o Lattes da pessoa e ao
abrir a primeira página do lado direito há um link para indicadores de
produção e lá encontrarão a tabelinha com o histórico do pesquisador.
Aprendi a fazer essas coisas porque não quero ser injusto com os
projetos que a CAPES e o CNPq me pedem para avaliar.

Saudações desejando a todos um ótima semana santa com muito
divertimento no sábado de aleluia.  Não comam carne na sexta.

Carlinhos

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira