[ABE-L] Palestra no Dep. de Estatística da UFBA em 06/11/15

Rodrigo Bulhões rsbulhoes em gmail.com
Sex Out 30 10:24:10 -03 2015

Estimadas e Estimados,

O Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia convida a
todos para prestigiar em seu Ciclo de Palestras o seminário do
professor *Roberto
Fernandes Silva Andrade*, do Instituto de Física da Universidade Federal da
Bahia.

*Analyzing cross-correlations in geophysical data*

*Abstract* - Detrended cross correlation analysis (DCCA) and wavelet
cross-correlations (WCC) are used to identify and characterize correlated
data obtained in drilled oil wells. The investigation is focused on
different petro-physical measurements within the same well, and of the same
measurement from two wells in the same oil field. The evaluation of cross
correlation exponents indicates if scaling properties in two measurements
are alike. The work considers also the values of cross correlated
coefficients, which provide an assessment on the local correlation between
measurements. The existence of several highly correlated events provides
information on the continuity of geological structures, including partial
and global dislocations of deposited layers.

*Data*: 06/11/2015 (sexta-feira), às 11 horas da manhã.

*Local*: Sala 12, no andar térreo do Instituto de Matemática da UFBA.

*Roberto Fernandes Silva Andrade*

Possui em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975),
mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em
Física pela Universitat Regensburg, Alemanha (1981). Tem estágio de
pós-doutoramento na Université Libre de Bruxelles, Bélgiica (1987), e no
Institute for Climate Research em Potsdam, Alemanha (1994). Realizou ainda
diversas visitas de trabalho a universidades no exterior, incluindo
Oldenburg, Alemanha (1988,1991, 1992), Coruña, Espanha (2000), ETH-Zurique,
Suiça (2007,2008). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal
da Bahia. Foi Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Física no período
2001-2003. Trabalha principalmente em Física Estatística e Termodinâmica,
sendo sua produção acadêmica caracterizada por contribuições nos seguintes
temas: modelos magnéticos aperiódicos, redes hierárquicas, sistemas
dinâmicos não lineares, redes complexas, criticalidade auto-organizada,
aplicações de sistemas complexos a problemas climáticos e geológicos,
análise de sinais naturais.

--
*Rodrigo de Souza Bulhões*
*Professor Assistente*