[ABE-L] Amostragem probabilistica existe?

Neale El-Dash neale.eldash em gmail.com
Qua Set 2 09:26:21 -03 2015

Pedro, como sempre, muito educado em suas "provocacoes"!

A primeira frase do paragrafo e' "In real life there are no probability
samples *of humans*." , ou seja, nesse contexto as unidades geralmente não que
estão disponíveis. Mas concordo que em alguns casos de populacoes fechadas
talvez seja possivel conseguir uma amostra probabilistica com taxa de
nao-resposta de 0% (porem eu nunca vi uma), como por exemplo com
funcionarios de uma empresa. Nao e' o caso de pesquisas de opiniao publica.

De fato, o IBGE consegue taxas de resposta bem altas, isso requer bastante
tempo, dinheiro e planejamento (e eu acredito que devida a importancia
dessas pesquisas, e' um bom investimento). Mas mesmo com uma taxa de ~90%,
ainda estamos fazendo suposicoes sobre as probabilidades dos respondentes
pertencerem a amostra. Estritamente falando, nao e' uma amostra
probabilistica. Claro que as suposicoes e os potenciais impactos da
nao-resposta sao menores do que nos casos citados pelo Gelman.

Meu ponto e': nao acredito que a classificacao das amostras em
probabilistica / nao-probabilistica seja tao obvia, preto/branco. A maioria
delas sao, de fato, cinza. E isso esta diretamente relacionado a
escolha do modelo,
método, etc como comentou o Pedro no ultimo paragrafo.

Neale

Neale Ahmed El-Dash
Doutor em Estatística
Celular: +55 19 998893939