[ABE-L] RES: RES: Ciência

Luiz Sergio Vaz 400373 em sarah.br
Qui Abr 14 09:55:47 -03 2016

Caro Professor Pledson,

Lamento, mas não estou enganado, não. O MPF afirma que as pedaladas continuaram em 2015 e que somaram algo em torno de R$ 60 bilhões (valor acima de todo o ano 2014). Além disso, o TCU confirma a abertura de créditos em 2015 (o governo editou 6 decretos). Portanto, a prática continuou em 2015.

Além disso, no fim de 2015, o governo pagou ao BNDES, FGTS, BB e CEF uma conta de 70 a 80 bilhões para cobrir os R$60 Bi das pedaladas + outras despesas. E ele fez isso emitindo títulos para esses bancos. Aumentou a dívida pública e a inflação (política econômica: + títulos => mais $ circulando => + inflação)

De: Pledson Guedes de Medeiros [mailto:pledson em ccet.ufrn.br]
Enviada em: quarta-feira, 13 de abril de 2016 17:08
Para: Luiz Sergio Vaz; ABE Lista
Assunto: Re: [ABE-L] RES: Ciência

Caro Luiz Sérgio,

você está certo quanto ao fato da questão da corrupção não está associada a este pedido de impeachment mas, ao meu ver, equivocado quanto a questão das pedaladas fiscais e crédito suplementar.
O placar de 8x0 do TCU, ao qual você se refere, está relacionado ao julgamento referente às contas de 2014, ou seja, o TCU ainda não julgou as contas de 2015...
Quanto à liberação de créditos suplementares, sem autorização do Congresso, durante o ano de 2015, o próprio congresso autorizou, em dezembro, o ajuste no orçamento da união, o que tornou esses créditos suplementares válidos.

Lembrando que esse processo de impeachment se refere aos atos praticados no ano de 2015, como bem esclareceu o presidente da Câmara, o nosso ilustre Eduardo Cunha, dado que um governante não pode sofrer impeachment por algo que ocorreu em um mandato já finalizado. Ele pode ser processado, mas jamais sofrer impeachment.

O fato é que este julgamento não possui crime de responsabilidade tipificado. Ademais, o relator colocou em seu relatório fatos ocorridos em anos anteriores (2014) e também citou fatos de corrupção o que, como você bem esclareceu, não é objeto desse processo. Ao meu ver, apesar de não ser advogado, esse processo deverá ser anulado no STF pelas diversas inconsistências existentes. Digo deverá porque o direito é interpretativo....

O bom da Democracia é que todos podemos emitir nossa opinião.

Att,

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Professor Associado
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3786