[ABE-L] A frase do professor

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Sáb Fev 27 20:32:21 -03 2016

Meus caros redistas:
Quando vi a frase do Luis Adalto eu lembrei do tendão de Aquiles de
nossa academia.
Então fiquei refletindo o porque de nossas discussões neste sentido.
Tenho trabalhado com diversos grupos de pesquisa em diferentes áreas e
como nossos trabalhos são de contato bem intenso aprendo muito da vida
deles nas áreas respectivas.  Entendo que hoje, se não estiver errado,
escrever um artigo é objetivo e não consequencia do trabalho
competente que se pode realizar.  Com isso muitos não se preocupam com
a boa formação dos alunos e sim com o que faz e quer ver quem melhor
pode ajudar.
Não tive a intensão de cutucar pessoas que por ventura "sofrem" com o
ensino na academia. Produzir paper é uma arte mas produzir artigos de
qualidade exige competência e dedicação.  Nesta dedicação devemos
incluir a arte de ensinar que é só com ela que uma pessoa sabe que
entende o que faz.  É claro que há exceções e alguns de nossas grandes
cabeças não são bons professores na sala de aula.  Entretanto essas
cabeças nunca estão ocupadas quando procuradas por seus alunos com
questões a serem discutidas ou tirando dúvidas sobre alguns pontos.
Um mal professor que produz inutilidades faz muito estrago para nossa
sociedade discente.  Alunos abandonam os nossos programas por não
estarem mais motivados.  Bons alunos, muito bons alunos.
Um excelente aluno da graduação iniciou nossos cursos alguns anos
atras.  Um dia fui comprar um presente para meu filho em uma das lojas
da Teodoro e encontrei ele por acaso e pude então reclamar que ele
havia desaparecido.  Me disse ele que estava desistindo pois não havia
alguma motivação para continuar.  Conversei com ele enquanto ele
esperava a namorada e ficamos algum tempo conversando e consegui
convencê-lo a tentar mais um pouco no batente acadêmico.  está hoje
terminando o doutorado naquilo que mais gosta, fundamentos e filosofia
de nossa área.  Não sou seu orientador pois não cumpro os
pre-requisitos para essa área.  Isto me faz muito feliz pois ao gastar
um pouco do meu tempo com aquilo que considero precioso ajudei alguem
a caminhar.
Um bom final de semana para todos

Carlinhos

--