[ABE-L] novo artigo sobre Teoria da resposta ao item
cibele queiroz da silva
cibeleqs em unb.br
Qua Jun 15 23:24:42 -03 2016
Caros Fernando, Dalton e profa. Kelly,
Parabéns pela bela lembrança e publicação.
A Vera Lúcia, que nos deixou tão cedo, teria muito
orgulho e carinho por esse trabalho.
Ela concluiu sua graduação em Estatística pela UnB,
tendo sido minha aluna em uma disciplina. Além
de estudante muito dedicada e ávida por novos
conhecimentos, ela sempre tinha um sorriso no rosto
amistoso.
Abraços,
Cibele
Citando "Fernando A. S. Moura" <fmoura em im.ufrj.br>:
> Caros redistas
>
>
> Eu, o Professor Dalton de Andrade, e com a colaboração da Professora Kelly
> Gonçalves publicamos no "Computational Statistics and Data Analysis" (veja
> referência abaixo com resumo) o trabalho que a minha ex-aluna de
> doutorado Vera Lúcia Filgueira dos Santos, co-orientada pelo Dalton,
> estava desenvolvendo na sua tese de doutorado.
>
> Fizemos questão de não alterar muito o que a Vera tinha escrito. Apenas
> concluímos o que ela infelizmente não pode terminar, mas já tinhamos
> planejado com ela. Para aqueles que não sabem do ocorrido, Vera
> infelizmente faleceu antes da sua defesa. Era bastante dedicada e uma
> excelente pessoa.
>
> Estamos muito felizes por prestarmos esta homenagem a nossa querida Vera!!
>
>
> Fernando Moura
>
> Santos, V.L.F., Moura, F.A.S., Andrade, D. F. e Gonçalves, K.C.M. (2016).
> Multidimensional and longitudinal item response models for non-ignorable
> data. Computational Statistics and Data Analysis, 103, 91-110.
>
> Abstract
>
> A multidimensional item response approach is proposed to model non-
> ignorable responses in multiple-choice educational data. The model
> considers latent traits related to individual proficiency as well as the
> propensity to answer items. Thus, in addition to modeling the probability
> of scoring on an item, the probability of answering it is also modeled.
> Simulation studies are presented to evaluate the efficiency of the
> estimation procedure in recovering the true values of the model parameters
> considering several particular cases of the dimensions of proficiency and
> propensity. The simulation study also compares the proposed approach with
> others commonly applied in practice. A further extension to cope with
> longitudinal data with non-ignorable missing item responses is also
> proposed, together with an application to a Brazilian longitudinal
> educational evaluation study.
>
> Keywords: Bayesian inference, education evaluation, non-ignorable missing
> data, MCMC.
>
>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.brhttps://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20160615/0911d6bf/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão abe