[ABE-L] novo artigo sobre Teoria da resposta ao item

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Sex Jun 17 03:14:44 -03 2016


Caros

Como coordenador do Programa de PG em 
Estatística da UFRJ e também como 
orientador do mestrado da Vera em 
conjunto com o Tufi da UFJF, gostaria de 
parabenizar os Profs Fernando, Dalton e 
Kelly pela bonita homenagem científica 
que fizeram a nossa querida Vera.

Tenho certeza que ela ficou feliz com o 
feito alcançado pelos colegas.

Dani

> Caros redistas
> 
> Eu, o Professor Dalton de Andrade, e 
com a colaboração da 
> Professora Kelly Gonçalves publicamos 
no "Computational Statistics 
> and Data Analysis" (veja referência 
abaixo com resumo)  o trabalho 
> que a minha ex-aluna de doutorado Vera 
Lúcia Filgueira dos Santos,
>  co-orientada pelo Dalton, estava 
desenvolvendo na sua tese de 
> doutorado.
> 
> Fizemos questão de não alterar muito o 
que a Vera tinha escrito. 
> Apenas concluímos o  que ela 
infelizmente não pode terminar, mas 
> já tinhamos planejado com ela. Para 
aqueles que não sabem do 
> ocorrido, Vera infelizmente faleceu 
antes da sua defesa. Era 
> bastante dedicada e uma excelente 
pessoa.
> 
> Estamos muito felizes por prestarmos 
esta homenagem a nossa querida Vera!!
> 
> Fernando Moura
> 
> Santos, V.L.F., Moura, F.A.S., Andrade, 
D. F. e Gonçalves, K.C.M. 
> (2016). Multidimensional and 
longitudinal item response models for 
> non-ignorable data. Computational 
Statistics and Data Analysis, 103, 
> 91-110.
> 
> Abstract
> 
> A multidimensional item response 
approach is proposed to model non-
> ignorable responses in multiple-choice 
educational data. The model 
> considers latent traits related to 
individual proficiency as well as 
> the propensity to answer items. Thus, 
in addition to modeling the 
> probability of scoring on an item, the 
probability of answering it 
> is also modeled. Simulation studies are 
presented to evaluate the 
> efficiency of the estimation procedure 
in recovering the true values 
> of the model parameters considering 
several particular cases of the 
> dimensions of proficiency and 
propensity. The simulation study also 
> compares the proposed approach with 
others commonly applied in 
> practice. A further extension to cope 
with longitudinal data with 
> non-ignorable missing item responses is 
also proposed, together with 
> an application to a Brazilian 
longitudinal educational evaluation 
study.
> 
> Keywords: Bayesian inference, education 
evaluation, non-ignorable 
> missing data, MCMC.
> 
> 
_________________________________________
______
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe


*****************************************
********
Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
Instituto de Matemática - UFRJ
http://www.dme.ufrj.br/dani
www.statpop.com.br
fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
*****************************************
********





Mais detalhes sobre a lista de discussão abe