[ABE-L] novo artigo sobre Teoria da resposta ao item
Dani Gamerman
dani em im.ufrj.br
Sex Jun 17 03:14:44 -03 2016
Caros
Como coordenador do Programa de PG em
Estatística da UFRJ e também como
orientador do mestrado da Vera em
conjunto com o Tufi da UFJF, gostaria de
parabenizar os Profs Fernando, Dalton e
Kelly pela bonita homenagem científica
que fizeram a nossa querida Vera.
Tenho certeza que ela ficou feliz com o
feito alcançado pelos colegas.
Dani
> Caros redistas
>
> Eu, o Professor Dalton de Andrade, e
com a colaboração da
> Professora Kelly Gonçalves publicamos
no "Computational Statistics
> and Data Analysis" (veja referência
abaixo com resumo) o trabalho
> que a minha ex-aluna de doutorado Vera
Lúcia Filgueira dos Santos,
> co-orientada pelo Dalton, estava
desenvolvendo na sua tese de
> doutorado.
>
> Fizemos questão de não alterar muito o
que a Vera tinha escrito.
> Apenas concluímos o que ela
infelizmente não pode terminar, mas
> já tinhamos planejado com ela. Para
aqueles que não sabem do
> ocorrido, Vera infelizmente faleceu
antes da sua defesa. Era
> bastante dedicada e uma excelente
pessoa.
>
> Estamos muito felizes por prestarmos
esta homenagem a nossa querida Vera!!
>
> Fernando Moura
>
> Santos, V.L.F., Moura, F.A.S., Andrade,
D. F. e Gonçalves, K.C.M.
> (2016). Multidimensional and
longitudinal item response models for
> non-ignorable data. Computational
Statistics and Data Analysis, 103,
> 91-110.
>
> Abstract
>
> A multidimensional item response
approach is proposed to model non-
> ignorable responses in multiple-choice
educational data. The model
> considers latent traits related to
individual proficiency as well as
> the propensity to answer items. Thus,
in addition to modeling the
> probability of scoring on an item, the
probability of answering it
> is also modeled. Simulation studies are
presented to evaluate the
> efficiency of the estimation procedure
in recovering the true values
> of the model parameters considering
several particular cases of the
> dimensions of proficiency and
propensity. The simulation study also
> compares the proposed approach with
others commonly applied in
> practice. A further extension to cope
with longitudinal data with
> non-ignorable missing item responses is
also proposed, together with
> an application to a Brazilian
longitudinal educational evaluation
study.
>
> Keywords: Bayesian inference, education
evaluation, non-ignorable
> missing data, MCMC.
>
>
_________________________________________
______
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
*****************************************
********
Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
Instituto de Matemática - UFRJ
http://www.dme.ufrj.br/dani
www.statpop.com.br
fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
*****************************************
********
Mais detalhes sobre a lista de discussão abe