[ABE-L] Divulgação: Série - Onde esta a Matemática?

Francisco Louzada louzada em icmc.usp.br
Dom Maio 8 07:01:47 -03 2016

Bom dia Héliton,

Obrigado pelo seu email. No entanto, gostaria de esclarecer alguns pontos.

Estamos necessitando mistura científica sem precedentes, com pesquisadores estatísticos envolvidos com pesquisadores da computação, matemáticos teóricos envolvidos com estatísticos, cientistas da computação envolvidos com matemáticos aplicados… esses são somente alguns exemplos. Pesquisadores de equipes multidisciplinares focadas na solução de problemas multidisciplinares. Também, verificamos a necessidade de um profissional com conhecimento diferente do que temos oferecido até o momento, especificamente considerando-se matemática aplicada, estatística, probabilidade e computação de forma separada. Atualmente, chamado de Cientista de Dados, grosso modo, esse profissional, estando na interface de várias ciências, tenta fazer frente a uma demanda, cada vez maior, por profissionais com características específicas para tratamento adequado dos problemas industriais modernos: grandes bancos de dados, separados fisicamente, de fontes diferentes, não estruturados, totalmente desbalanceados, com cargas incrementais de informação chegando em tempo real, e assim, por diante.

Aqui, estamos em um Instituto de Ciências Matemáticas, envolvendo matemática, matemática aplicada, estatística, probabilidade e computação, envolvendo os Departamentos de Matemática Aplicada e Estatística, de Matemática, de Ciências de Computação e de Sistemas de Computação. Nosso centro de pesquisa, Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Industria (CeMEAI), também envolve todas essas áreas, sendo de nossa responsabilidade a divulgação científica, mantendo o propósito de esclarecer, na medida do possível, as diferenças entres essas ciências e suas interpelações, mas também, tomando todas as providências necessárias para promover um processo de integração entre elas. O que penso ser o mais adequado para o momento.

Assim, a jornalista, que trabalhou conosco por 2 anos, a meu ver, captou em essência, essa nossa percepção de integração, colocando todas as ciências acima citadas sob a égide das Ciências Matemáticas. Nós estamos todos acordados com relação a essa denominação. Isso tem nos dado oportunidade de existir de forma integrada com as outras ciências que estão dentro do CeMEAI, mas plenamente como Estatísticos.

De qual quer forma, temos outras reportagens divulgando somente de estatística: https://www.youtube.com/watch?v=lTeqVcqst-c <https://www.youtube.com/watch?v=lTeqVcqst-c>

Mostrando os resultados de algumas pesquisas:
2- http://www.cemeai.icmc.usp.br/projetos/analise-de-risco/item/183-identificacao-de-talentos-esportivos-isports <http://www.cemeai.icmc.usp.br/projetos/analise-de-risco/item/183-identificacao-de-talentos-esportivos-isports>
3- https://www.facebook.com/cepid.cemeai/videos/1551300601866136/ <https://www.facebook.com/cepid.cemeai/videos/1551300601866136/>
4- http://www.cemeai.icmc.usp.br/projetos/analise-de-risco/item/189-fraudes-eletronicas <http://www.cemeai.icmc.usp.br/projetos/analise-de-risco/item/189-fraudes-eletronicas>

Outras mostrando nosso propósito de promover um processo de integração entre as ciências:
1- http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/oportunidades/item/231-workshop-do-cemeai-ira-resultar-em-livro-e-software-sobre-investimentos-financeiros <http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/oportunidades/item/231-workshop-do-cemeai-ira-resultar-em-livro-e-software-sobre-investimentos-financeiros>
2- https://www.facebook.com/cepid.cemeai/videos/1575043092825220/?pnref=story <https://www.facebook.com/cepid.cemeai/videos/1575043092825220/?pnref=story>

Outras falando sobre o nosso Mestrado Profissional que tem como um dos objetivos formar profissionais em "Data Science” (estamos no nosso 2o ano de funcionamento).
Eis aqui uma chamada para as inscrições deste ano: http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/noticias-cemeai/item/298-abertas-inscricoes-no-mestrado-profissional-em-matematica-estatistica-e-computacao-aplicadas-a-industria <http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/noticias-cemeai/item/298-abertas-inscricoes-no-mestrado-profissional-em-matematica-estatistica-e-computacao-aplicadas-a-industria> (Somente para informação, no ano passado, tivemos 15 vagas para os 151 candidatos que se apresentaram. Esse ano estamos oferecendo 20 vagas).

Outras reportagens podem ser vistas na nossa homepage: http://www.cemeai.icmc.usp.br/index.php <http://www.cemeai.icmc.usp.br/index.php> como também no facebook: https://www.facebook.com/cepid.cemeai/?fref=ts <https://www.facebook.com/cepid.cemeai/?fref=ts>

Estamos próximos de 150 reportagens científicas oferecidas à comunidade em um período de 2,5 anos de funcionamento do CEPID-CeMEAI.

Um gde abraço e bom final de semana.

Louzada

--
Prof. Francisco Louzada