[ABE-L] Geração de amostras de distribuições truncadas

Clécio da Silva Ferreira clecio.ferreira em yahoo.com.br
Ter Fev 21 17:07:42 -03 2017

Prezados, meu objetivo final é calcular valores esperados qq de uma distribuição truncada.

Com a ajuda do colega Michel Montoril, fizemos da seguinte forma:Seja X1,...,XR a.a de F (suporte real)
A: suporte do truncamento, P(A)=P(X pertencer a A).E=E(h(X)|X pertence a A)Seja Yi=h(Xi)*Ind(Xi pertence a A)/P(A), i=1,...,R (nº de réplicas de Monte Carlo. Na verdade, gerei round(R/P(A)))
E=mean(Y)
Na verdade, fiz Yi=h(Xi)*Ind(Xi pertence a A) e depois E=mean(Y)/P(A).
Usei o integrate do R em um exemplo e pareceu boa a aproximação (R=50000). Mas tenho vários cálculos, por isso, gero uma vez a amostra X e faço vários MC com a mesma amostra. Com integrate, teria de ser um para cada integral.

Obrigado a todos pelas dicas.Clécio