[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?_Redu=E7=E3o_financeir?==?ISO-8859-1?Q?a_para_a_Educa=E7=E3o_?=e CT&I - Agora para a FAPESP

Pledson Guedes de Medeiros pledson em ccet.ufrn.br
Sex Jan 13 13:44:19 -03 2017

Caros,
acho que a Maria Eulália foi muito feliz em seu comentário e, na minha
modesta opinião, o que está ocorrendo com a pesquisa e o ensino superior
hoje, no Brasil, é sim fruto de um programa mais geral chamado Ponte para o
Futuro, que está estabelecido no Brasil desde o impeachment.

É triste tratar desse assunto logo no início de ano e em uma lista cheia de
jovens e promissores pesquisadores, mas não podemos fechar os olhos para a
nossa realidade.

O que está acontecendo na FAPESP, em São Paulo, também está acontecendo no
Rio, com o possível fechamento da UERJ e é capitaneado, em âmbito Federal,
pela extinção do Ministério de Ciência e Tecnologia, hoje uma simples
secretaria de um ministério de Comunicações que tem como prioridade repassar
100 bilhões para empresas de teles, ou seja, está claro para mim que o
problema principal não é a crise econômica e nem a corrupção, mas PRIORIDADE.
Enquanto a PRIORIDADE for repassar 100 bilhões para as teles, a pesquisa no
Brasil e as universidades continuarão sendo deixadas de lado, infelizmente...

E vamos nos preparar para o pior pois a PEC 241, aprovada no congresso, só
atingirá diretamente a Educação a partir de 2018.

Mas tenho esperança que com a mobilização de todos, independentemente, de cor
preferida ou partido político, conseguiremos sim sair dessa era das trevas
científica e acadêmica, que está se apoderando do nosso país.

Att
Pledson

Pledson Guedes de Medeiros
Professor Associado
Sala 73 - Departamento de Estatística - CCET - UFRN