[ABE-L] Ajuda - pesquisa de opinião do tipo 'top of mind'

Ana Paula Figueiredo apsfigueiredo em gmail.com
Qui Mar 23 13:45:43 -03 2017

Prezados e prezadas

Hoje fui abordada por alguns alunos de uma empresa júnior daqui da
universidade que me pediram ajuda para pensar uma pesquisa de opinião do
tipo 'top of mind'.
Eles estão desenvolvendo um trabalho para a Associação Comercial da cidade
e me perguntaram como desenvolver a coleta de dados.

A pesquisa deve(ria) apontar a primeira marca ou estabelecimento comercial
que venha a cabeça do entrevistado (consumidor). Assim não temos as
condições teóricas para pensar em estabelecer o tamanho da amostra em
função do nível de confiança e erro, numa estimativa de proporção, certo?
[não temos um número baixo de opções de resposta para cada segmento
comercial e com isso poder usar o modelo binomial]

Então... estou eu aqui pedindo uma orientação: você poderia me sugerir uma
referência sobre este tipo de pesquisa?

Muito obrigada.

Um Abraço,
Profª Ana Paula Silva Figueiredo

UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
IRN - Instituto de Recursos Naturais
NEaD - Núcleo de Educação a Distância
* http://lattes.cnpq.br/7990480925441417*
<https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B8AA3FF798E44E96DAE1D97C46DCA6B3#>