[ABE-L] blog: Não use resultados de eleições para avaliar pesquisas eleitorais

Julio Trecenti julio.trecenti em gmail.com
Sex Ago 31 15:22:25 -03 2018

Caros,

Fiz um novo post que pode ser de interesse para vocês.

https://www.curso-r.com/blog/2018-08-31-eleitorais/

Nesse post eu argumento que a discussão sobre metodologia empregada nas
pesquisas eleitorais é secundária. Meu ponto é que muitas vezes as
pesquisas de intenção de voto são avaliadas por seu poder preditivo, o que
é inadequado.

No texto sugiro diferentes formas de avaliar as pesquisas, proponho que os
institutos também passem a divulgar predições e afirmo que o TSE poderia
organizar isso em um ranking.

Agradeço por quaisquer sugestões e comentários!

Aproveito para divulgar também o aplicativo PesqEle, criado pelo CONRE-3 em
parceria com a Curso-R para monitorar os registros de pesquisas eleitorais:
http://pesqele.conre3.org.br/app

Abs