[ABE-L] descobrindo o QUALIS system CAPES

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Seg Jul 16 22:09:36 -03 2018

Caros amigos, redistas e colegas.
Como estamos falando de QUALIS e fator de impacto, fui olhar como
andam essas coisas no nosso comitê.  É muito mais maluco do que
pensávamos.  Eu não vou trazer essas coisas aqui na nossa rede, pois
ficaríamos falando sobre o que seria ótimo para cada um de nós.  Mas
chamou a atenção o fato de existirem 120 revistas A1 das quais apenas
sete são de estatística e três de probabilidade.  É claro que fui
olhar as outras revistas e suas classificações e só vendo para
acreditar nas outras categorias.  Outra coisa importante é chamada
Core e não Core.  Vá saber para que serve isso!   Abaixo apresento a
lista das nossas revistas A1 e das não core A1.

Pensei eu que, com a vontade de arrumar as coisas, seria muito útil
para toda a comunidade que pudéssemos ter uma mesa redonda no próximo
SINAPE. Eu montaria a mesa com os presidentes de nossas duas
associações - ABE e RBRAS - e com os nossos dois representantes no
comitê do CNPq – estatística e probabilidade.  Se arrumarmos um bom
mediador que saiba controlar tempo e assuntos todos nós ficaríamos,
pelo menos, informados dos critérios usados nas classificações de
revistas e nas avaliações de pesquisadores.  Tenho certeza que, se
forem usados os critérios descritos pelo CNPq, e um bom senso
científico, a maioria da comunidade ficaria satisfeita.

A1 - PROB e STAT:

ANNALS OF PROBABILITY
ANNALS OF STATISTICS
BAYESIAN ANALYSIS (ONLINE)