[ABE-L] McNemar test - com trocas menores que 10

Ana Paula Figueiredo apsfigueiredo em gmail.com
Ter Maio 29 21:29:49 -03 2018

Prezados colegas

Estou realizando o teste de McNemar para avaliar se 'trocas' são
significativas. O experimento foi assim: tenho respostas dos alunos a uma
pergunta Q1 com resposta C ou E. Há uma interação entre os alunos e após
fazemos a mesma pergunta Q1.
A hipótese que queremos testar é se há efeito desta interação. Construimos
a tabela de contingência (2x2) e utilizamos o teste de McNemar.

Mas tenho um impasse: no livro Sigel& Castellan (Estatistica não
paramétrica para ciência do comportamento) está explicito que se a soma das
trocas for menor que 10 não podemos utilizar este teste. Tenho situações em
que foram 9. A amostra gira em torno de 30.

Alguém pode me ajudar a sair deste impasse?
\o/ obrigada!

Um Abraço,
Profª Ana Paula Silva Figueiredo
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
IRN - Instituto de Recursos Naturais
NEaD - Núcleo de Educação a Distância
FE - Faculdade de Educação - UNICAMP