[ABE-L] Fwd: [PopPobrezaABEP] Nota - Uma conquista da sociedade

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Seg Ago 5 23:21:06 -03 2019

Para os interessados,

Segue a apresentação do MMA Ricardo Sales que, segundo o próprio, foi feita
na presença de técnicos do Inpe. Em comunicado à imprensa, o Inpe informa
que a apresentação do MMA está em consonância com o esperado pelo Deter,
mas que uma análise mais detalhada deveria ser feita (
http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5178). O interessante é
que eu não vi o ex-diretor se pronunciando sobre os problemas das
divulgações midiáticas (antes da apresentação do MMA).

A apresentação deixou claro que:

1. há áreas sobrepostas (contagem duplicada),
2. áreas desmatadas há meses (ou anos) não foram detectadas e só foram
contadas em junho/2019,
3. áreas com baixa vegetação detectadas como desmatamento
4. influência de nuvens na detecção

Entre outros pontos. Não vi o Inpe se pronunciando contrariamente às
divulgações midiáticas que induziram o leitor a pensar que todo o
desmatamento tivesse ocorrido em junho/19. Alguém poderia me indicar alguma
manifestação do Inpe rechaçando as divulgações inadequadas pela mídia?
https://youtu.be/2wlN6q9bgeI?t=460

On Mon, 5 Aug 2019 at 19:46, Denise Britz do Nascimento Silva <
denisebritz em gmail.com> wrote:

> Caros redistas
>
> Divulgo  a pedido de, e em apoio a colegas do INPE  e  ao trabalho da
> instituição, nota de esclarecimento publicada na página do INPE sobre as
> notícias relacionadas ao dados do DETER.
>
> Segue link para a nota e mensagem de um reconhecido pesquisador que foi
> divulgada na lista da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.
>
> http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias/nota-da-dsr-obt-inpe-sobre-as-recentes-noticias-do-deter
>

> Abraços
> Denise

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.
@agpatriota <https://twitter.com/agpatriota>