[ABE-L] Mas Praticas: Rerandomizacao

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Sáb Mar 30 20:30:24 -03 2019

Caros Redistas:

Em um processo de amostragem aleatoria, Rerandomizacao ou Realeatorizacao eh a rejeicao e descarte de um resultado com subsequente realizacao de um novo sorteio.
Claro que, por (muitas) repetidas rerandomizacoes, podemos escolher deterministica e premeditadamente a amostra que bem entendermos.
RErandomizacao simploria (Naive rerandomization) eh a rejeicao de resultados que, subjetivamente, ``nao parecem aleatorios''.
Rerandomizacao simploria eh (na minha opiniao) uma (muito) ma pratica em estatistica.
Rerandomizacao simploria eh geralmente feita ``as escondidas'', e quase nunca abertamente recomendada.
Conheco poucos textos que defendem abertamente esta pratica.
Uma notavel excecao e o texto (com 2 paginas anexas em PDF)

Experimental Design for the Life Sciences, 2nd ed.
Sec. 3.4.6 Random samples and Representative Samples, p.59-60.

Gostaria de ter mais exemplos de Livros ou Artigos Recomendando a pratica de Realetorizacao simploria (que, reitero, acho uma pessima ideia).
Se alguem tiver algum(s) bom(s) exemplo(s), por favor me indique.

Grato e tudo de bom,
---Julio Stern