[ABE-L] Pedro Morettin é Professor Emérito do CNPq

Pedro Alberto Morettin pam em ime.usp.br
Dom Abr 14 10:24:46 -03 2024

Caros colegas,

Primeiramente, um agradecimento especial ao Fábio, pela divulgação e
palavras gentis.  Agradeço aos colegas que enviaram mensagens. Sinto-me
honrado e gratificado.

Foi uma longa jornada desde que terminei o bacharelado e licenciatura em
Matemática, pela antiga FFCL da USP, em 1963. Minha aspiração maior era ser
professor de matemática nos antigos cursos ginasial e colegial. Quis o
acaso que eu ingressasse como assistente na cátedra de Estatística Teórica,
em 1965. O IME-USP e o Departamento de Estatística somente seriam criados
em 1970.

Durante esta jornada conheci muitas pessoas, no Brasil e no exterior, que
se tornaram colegas e amigos. Gratificante para mim foi encontrar, durante
reuniões e congressos, alunos que me conheciam somente pelos meus livros,
escritos com diversos coautores, aos quais dedico especial carinho.
Especialmente gratificante foi orientar alunos de mestrado e doutorado, que
se tornaram amigos para sempre, muitos dos quais são agora colegas de
profissão.

Sinto falta dos amigos queridos que se foram e daqueles que não mais
frequentam os corredores do IME-USP.  Mas a jornada ainda não terminou.
Como disse Mário de Andrade, tenho mais passado do que futuro, mas espero
continuar a contribuir para a Estatística  até que somente exista o passado.

Um abraço fraterno a todos.

Pedro

Pedro Alberto Morettin

PhD in Statistics, UC Berkeley

Professor Emeritus

Department of  Statistics

Tel: (55-11) 99666-4842

Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo

Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo, SP

www.ime.usp.br