<div dir="ltr">Sobre esse tema, vale a pena ler a reportagem do Pollster.com (link abaixo). Foi nessa reportagem que o Mark Blumenthal expos os erros metodologicos do Gallup no ciclo eleitoral de 2012.  Um dos motivos que possibilitaram que esses problemas fossem descobertos e' a existencia de diversas empresas de pesquisa (mais de 30)  publicando pesquisas eleitorais quase diariamente. Ou seja, eu acho que a qualidade das pesquisas melhora se tivermos mais pesquisas sendo publicadas, por mais institutos e utilizando diferentes tipos de metodologias. Claro, com transparencia!<div><br></div><div>Tambem e' interessante destacar que os erros estavam mais relacionados com a analise dos dados, do que com a coleta do dados.<br><div><div><br></div><div><a href="http://www.huffingtonpost.com/2012/06/17/gallup-poll-race-barack-obama_n_1589937.html?utm_hp_ref=@pollster">http://www.huffingtonpost.com/2012/06/17/gallup-poll-race-barack-obama_n_1589937.html?utm_hp_ref=@pollster</a><br></div><div><br></div><div>Neale</div></div></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 10 de outubro de 2014 13:02, Raphael Nishimura <span dir="ltr"><<a href="mailto:raphael_nishimura@yahoo.com.br" target="_blank">raphael_nishimura@yahoo.com.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div style="color:#000;background-color:#fff;font-family:HelveticaNeue,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"><div><span>É interessante notar que, mesmo com todo rigor metodológico que a Gallup tem, eles foram duramente criticados pela indústria e academia pelo seu pobre desempenho na última eleição presidencial americana, principalmente quando comparado com outros institutos. </span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span><br></span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span>No entato, o que chama a atenção é exatamente o comprometimento metodológico que a Gallup tem com suas pesquisas. Ao invés de arranjar desculpas fora do escopo metodológico para seu pobre desempenho (como muitos institutos de pesquisa eleitoral no Brasil fazem), eles organizaram um comitê para fazer uma revisão profunda em suas metodologias, liderada por pesquisadores aqui da Universidade de Michigan especialistas em pesquisas eleitorais, como Mike Traugott, e coleta de dados e metodologia de pesquisa, como Frauke Kreuter e James Wagner. Além disso, eles apresentaram publicamente as conclusões dessa revisão, como pode ser visto nos seguintes links:</span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span><br></span></div><div style="background-color:transparent"><span><a href="http://pollingmatters.gallup.com/2013/01/update-gallups-ongoing-review-of.html" target="_blank">http://pollingmatters.gallup.com/2013/01/update-gallups-ongoing-review-of.html</a><br></span></div><div style="background-color:transparent"><span><a href="http://pollingmatters.gallup.com/2013/05/gallup-finalizing-election-2012-review.html" target="_blank">http://pollingmatters.gallup.com/2013/05/gallup-finalizing-election-2012-review.html</a><br></span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span><br></span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span>Acho que falta um pouco disso nos institutos de pesquisas eleitorais no Brasil, essa
 transparência, responsabilidade e comprometimento metodológico.</span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span><br></span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span>Um abraço,</span></div><div style="color:rgb(0,0,0);font-size:16px;font-family:HelveticaNeue,'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-style:normal;background-color:transparent"><span>Raphael</span></div> <div><br><br></div><div style="display:block"> <div style="font-family:HelveticaNeue,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"> <div style="font-family:HelveticaNeue,Helvetica Neue,Helvetica,Arial,Lucida Grande,sans-serif;font-size:16px"> <div dir="ltr"> <font face="Arial"> Em Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014 10:43, Jose Carvalho <<a href="mailto:carvalho@statistika.com.br" target="_blank">carvalho@statistika.com.br</a>> escreveu:<br> </font> </div>  <br><br> <div><span class="">Tem gente que tenta fazer direito...<br><br>Abs<br><br>Zé Carvalho<br><br></span>_______________________________________________<br>abe mailing list<br><a>abe@lists.ime.usp.br</a><br><a>https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe</a><br><br><br></div>  </div> </div>  </div> </div></div><br>_______________________________________________<br>
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<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div><br></div>There are two routes to success in soccer. One is being good. The other is being lucky. You need both to win a championship. But you only need one to win a game. (The numbers game)<br><div><br>-----------------------------------------------<br>Neale Ahmed El-Dash<br>Doutor em Estatística<br>Celular: +55 19 998893939<br>Email: <a href="mailto:neale.eldash@gmail.com" target="_blank">neale.eldash@gmail.com</a><div style="display:inline"></div></div></div>
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