<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">André,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">as duas alternativas que você menciona são problemáticas.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">O principal problema é a definição da população de pesquisa. O conjunto de discentes de universidades se renova anualmente, com taxas de saída e entrada elevadas. Então se você 'estica' a coleta de dados de um ano para o outro, a população de pesquisa fica definida de forma confusa: muitos dos que poderiam ser selecionados em novembro não pertencerão à população de discentes de 2015, e o contrário acontecerá com os ingressantes de 2015, que não poderiam ser selecionados em novembro de 2014.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Se você puder aceitar uma definição da população de pesquisa que inclua todos os discentes ativos em novembro de 2014 ou em março de 2015, que corresponde a um conjunto de alunos maior que o de elegíveis / ativos num dado ano, ainda dá para fazer coleta adicional em março.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Quanto às variações das respostas, não tem solução, a menos que você quisesse usar um método de coleta retrospectivo: coletar em março informações referentes ao mês de novembro, mas esta ideia apresenta dificuldades, tais como a capacidade dos entrevistados de se lembrar direito de qual era sua situação em novembro. </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">A prática usual é usar períodos de referência bem próximos da data de coleta.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">É possível sim 'deflacionar' ou colocar valores de rendas e despesas a preços de um período diferente do de referência da coleta, e isto é feito na Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, cuja amostra é coletada ao longo de 12 meses. Quanto às outras variáveis, essencialmente não há qualquer ajuste, e o que se tem é uma 'média' do período de coleta. Para evitar viés nesse tipo de pesquisa, a amostra costuma ser distribuída nos 12 meses de coleta de maneira uniforme.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Espero ter ajudado.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Pedro.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 12 de dezembro de 2014 20:51, Andre Maia <span dir="ltr"><<a href="mailto:andresantiagomaia@gmail.com" target="_blank">andresantiagomaia@gmail.com</a>></span> escreveu:<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default"><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Caros colegas,</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Gostaria de fazer uma consulta aos mais experientes. Serei breve, mas estarei à disposição para quaisquer esclarecimentos.</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Tenho um questionário para coletar informações de discentes em universidades. A seleção dos indivíduos é aleatória. Acontece que tivemos o período de tempo de um mês para a coleta das informações e adotamos este determinado mês, novembro de 2014, como referência da pesquisa.  Daí surge um problema: subestimamos o tempo e este mês não foi suficiente para coleta das informações para toda a amostra. Pensamos, então, nas duas alternativas:</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">1)<span style="white-space:pre-wrap"> </span>Ampliar o período para coleta por mais 4 meses; ou</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">2)<span style="white-space:pre-wrap"> </span>Dar como finalizada esta etapa e realizar nova coleta em outro mês, por exemplo, em março de 2015.</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Em ambas as alternativas, temos dúvidas em relação ao período de referência. Temos questões sobre renda familiar que seria facilmente resolvido com fator de correção para o mês de referência como é feito pelo IBGE, se não estou enganado. A dúvida maior está em outras questões que podem sofrer alterações em períodos mais longos, e.g., estado civil, questões de trabalho ou as que envolvem os bens dos entrevistados – pensando que pode haver mudança de classe social da família. Nestes casos, não vejo a possibilidade de corrigir para um mês de referência.</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Sendo assim, as duas alternativas podem trazer problemas à pesquisa? Quais problemas?</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Bom, é isso!</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Agradeço a atenção de vocês,</font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">André Maia.</font></div><div style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small"><br></div></div></div>
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<br></blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif"><b>ISI President-Elect 2013-2015</b><br>IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div>
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