<div dir="ltr"><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif;background-image:initial;background-repeat:initial">Caríssimos. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif">Meus últimos comentários sobre o tema discutido que constam </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif">de um texto </span><span style="font-family:Arial,sans-serif">que publiquei (em co-autoria com o Prof. Renato Cintra, UFPE) </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif">no Jornal do Commercio de
Recife há  uns 2 anos. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">Infelizmente, ao longo dos últimos
anos, uma série </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">de eventos se combinam para desmantelar
qualquer </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">ambiente acadêmico que pretenda esboçar
excelência. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">Nominalmente, temos abaixo 10 pontos de
uma lista </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">que poderia conter pelo menos 50 itens.</span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">1. excesso de burocracia que engessa as
universidades; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">2. introdução de legislações, pareceres
e recomendações jurídicas </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">que corroem o mérito e as tradições
universitárias (por exemplo, na </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">UFPE, não se pode solicitar uma simples
carta de recomendação </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">no processo de seleção de alunos da
pós-graduação); </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">3. indefesa dos valores acadêmicos
baseado em mérito e </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">desmotivação dos professores mais
destacados; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif">4. dificuldades do nosso sistema na
contratação de professores estrangeiros; </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">5. infra-estrutura extremamente
precária; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">6. nivelamento por baixo e imposição de
sistema de quotas para alunos iméritos; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">7. vestibular com fraquíssimo crivo de
seleção. Um exemplo: a trigonometria </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">do ENEM se resume ao triângulo retângulo. </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">8. excessiva preocupações com evasão ou
reprovação, </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">mas pouca preocupação em melhorar o
ensino; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">9. priorização em criar novos cursos e
diplomar alunos </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">em grande quantidade sem
necessariamente zelo pela qualidade; </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">10. baixa qualidade do ensino médio que
reflete </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">em uma baixa qualidade do ensino
superior. </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">Efetivamente, vem-se introduzindo
dispositivos anti-meritocráticos e </span></p><p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">assistencialistas que exaltam a
mediocridade. </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm;text-align:justify"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">O estímulo ao esforço e/ou a busca
pela excelência está sendo relativizado.</span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black"> </span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black">Sds, </span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 120.4pt 0.0001pt 0cm"><span style="font-family:Arial,sans-serif;color:black"><br>
Gauss Cordeiro</span><span style="font-family:Arial,sans-serif"></span></p><div><span style="font-size:11pt;line-height:115%;font-family:Arial,sans-serif;color:black"></span></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 11 de janeiro de 2015 09:15, Gauss Cordeiro <span dir="ltr"><<a href="mailto:gauss@de.ufpe.br" target="_blank">gauss@de.ufpe.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">Caro Jaime,<div><br></div><div>Bom dia! </div><div><br></div><div>Permita-me uma pequena sugestão em alterar o seu último parágrafo: </div><div><br></div><div>"está destruindo"  deve ser substituído por "destruiu" a carreira docente </div><div>das IFES. </div><div><br></div><div>Esse fato já ocorreu (portanto é passado) para encerrar a última greve. </div><div><br></div><div>Nos últimos 3 meses fui convocado para 8 bancas de progressão </div><div>de professor associado 4 para titular nas duas federais do meu </div><div>Estado e, em 5 delas, não aceitei  pois os candidatos dos </div><div>departamentos não tinham (para mim) perfil de professor titular.</div><div>Todos são agora titulares!</div><div><br></div><div>Estou numa idade que não almejo mais alterar o rumo da </div><div>irresponsabilidade acadêmica. </div><div><br></div><div>Sds, <br></div><div><br></div><div>Gauss</div><div><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 10 de janeiro de 2015 23:41, Jaime Rivera <span dir="ltr"><<a href="mailto:rivera@im.ufrj.br" target="_blank">rivera@im.ufrj.br</a>></span> escreveu:<div><div class="h5"><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Caros Colegas,<br>
<br>
A análise feita pelo Prof. Rogerio Leite não é completa pois existem algumas<br>
particularidades com Chile que devem ser consideradas antes de fazer a análise<br>
dos gastos.<br>
<br>
1) As universidades chilenas não são gratuitas. Existem as estatais e privadas<br>
mais a diferença dos preços cobrados não varia muito.<br>
<br>
2) Não existe estabilidade laboral. O professor que é mal avaliado o não<br>
atinge os objetivos mínimos pode ser demitido.<br>
<br>
3) Professores chilenos que saem para fazer um doutorado no exterior com Bolsa<br>
chilena, se não conseguem o doutorado, tem que devolver ao estado todo o<br>
dinheiro que recebeu como bolsa.<br>
<br>
Isso aqui no Brasil sería impensável. Mais aí temos uma grande diferença que<br>
de por si implica numa economia gigantesca de recursos públicos.<br>
<br>
No Brasil o quadro docente é muito inestável. O perfil de professor titular<br>
muda de universidade em universidade, existem ainda professores titulares com<br>
apenas com mestrado ou graduação.<br>
<br>
Outra ponto importante é que não existe cobrança nas bolsas de Doutorado nem<br>
Pós Doutorado. Isto é candidato a doutor pode ser reprovado e mesmo assim não<br>
tem que devolver nada ao estado. No caso de Pós Doutorado é pior ainda. Isto a<br>
maneira de anedota, porem real: Uma vez eu perguntei a um beneficiário de<br>
Bolsa de Pos Doc do CNPq  que passou um ano em USA, se ele tinha publicado<br>
bem. Ele respondeu: "Jaime lá em USA é outro ritmo, meu orientador me mandou<br>
fazer cursos de graduação e quase reprovei"<br>
<br>
Mais ainda,  o Programa ciências sem fronteira  leva alunos de graduação para<br>
centros de excelência. Muitos deles despois  de alguns anos recebendo bolsa<br>
voltaram porque não sabiam o idioma local.  Todo esse dinheiro ficou em nada.<br>
Some  esses valores todos e veja quanto dá!<br>
Não é pouco não!<br>
<br>
Para ser breve, este governo, esta destruindo a carreira docente. Na nova lei<br>
do magistério assinada pelo Dr. Aloizio Mercadante (Tese de Economia: As bases<br>
do Novo Desenvolvimentismo no Brasil: análise do governo Lula (2003-2010),<br>
17/12/2010) assinou a lei 12.863 onde todo professor deve iniciar a carreira<br>
universitária como auxiliar, não importando sua qualificação. Poder ser<br>
doutor, pós doutor, ter ganhado o Premio Novel o a medalha Field. Começa o<br>
magistério como auxiliar. Isso é mandar a meritocracia para aquele lugar.<br>
Fora os pontos acima estou de acordo com a opinião do Prof. Leite.<br>
<br>
Um abraço<br>
Jaime.<br>
<br>
<br>
<br>
--<br>
Jaime E. Munoz Rivera<br>
<div><div><br>
<br>
---------- Original Message -----------<br>
From: "Hedibert Freitas Lopes" <<a href="mailto:hedibert@im.ufrj.br" target="_blank">hedibert@im.ufrj.br</a>><br>
To: Gauss Cordeiro <<a href="mailto:gauss@de.ufpe.br" target="_blank">gauss@de.ufpe.br</a>>,Dani Gamerman <<a href="mailto:dani@im.ufrj.br" target="_blank">dani@im.ufrj.br</a>><br>
Cc: <a href="mailto:im@im.ufrj.br" target="_blank">im@im.ufrj.br</a>,Lista da ABE <<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>><br>
Sent: Fri, 9 Jan 2015 18:22:02 -0300<br>
Subject: Re: [ABE-L] e começa 2015...<br>
<br>
> Aproveitando a deixa do Gauss, vou repetir aqui tambem minha<br>
> colocacao do facebook sobre esse artigo:<br>
><br>
> Brasil: 670 artigos & 30 bilhões<br>
> Chile: 717 artigos & 2 bilhões<br>
> Brasil nos top jornals: 1%<br>
> Brasil nas revistas indexadas: 2.5%<br>
><br>
> Distributivismo demagogo, regime de trabalho obsoleto e burocracia:<br>
> lixo acadêmico em abundância.  Retornei ao Brasil a pouco mais de um<br>
> ano e navegando nos currículos Lattes de vários estatísticos,<br>
>  economistas e biólogos (áreas que me interessam) o que me assusta é<br>
> que não somente professores/pesquisadores mais velhos/estabelecidos,<br>
> mas também os mais jovem produzem essa montanha crescente de<br>
> excremento acadêmico. A mediocridade paira no ar."<br>
><br>
> Complemento aqui mais especificamente para a estatistica brasileira:<br>
><br>
> Alguns dos professores/pesquisadores de 65 anos ou mais (e alguns<br>
> mais novos) que fazem parte do pequeno grupo de admiro no Brasil ja'<br>
> fizeram muito para nossa estatistica cientifica e estruturalmente e<br>
> seria, na minha opiniao, injusto julga-los sem fazer um desconto<br>
> temporal.  Agora, convenhamos, vejo varios professores associados na<br>
> nossa area<br>
> (a um passo do "paraiso") com curriculos mediocres e que produzem<br>
> esse lixo academico a que a Nature se refere.  No's<br>
> professores/pesquisadores entre 40 e 60 anos (\pm 5 anos) devemos<br>
> dar o exemplo para o pessoal que esta' ai comecando e isso nao esta'<br>
> acontecendo.  Temos que fazer logo, o mais rapido possivel, a<br>
> mudanca de uma quantidade alta de artigos irrelevantes para um<br>
> numero baixo de trabalhos relevantes.  This is my 2 cents.<br>
><br>
> Abs,<br>
> Hedibert<br>
</div></div>------- End of Original Message -------<br>
<br>
</blockquote></div></div></div><br></div>
</blockquote></div><br></div>