<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Ola a todos,<br>
Teremos na próxima sexta feira, 24 de abril às 16 horas, o seminário de<br>
Educação Estatística do mês de abril. A sala será a B-2 (bloco B) do<br>
IME-USP.<br>
Teremos como convidado Roberto Alves de Oliveira que é professor e<br>
supervisor de ensino da rede estadual de São Paulo e tem mestrado pela<br>
Universidade Cruzeiro do Sul.<br>
O título do seminário será: “Análise combinatória e probabilidade no<br>
Ensino Médio por meio da leitura e da escrita”. O resumo vai abaixo.<br>
Para aqueles que desejarem acompanhar pela internet o link é o seguinte:<br>
<a href="http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27413" target="_blank">http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27413</a><br>
Tentaremos repassar eventuais perguntas e comentários ao apresentador e<br>
pedimos que enviem mensagem para meu email (marcos@ime.usp.br).<br>
Como sempre todos são bem vindos.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
PS. Para aqueles que pretendem ir ao encontro do IASE (Int. Ass. Stat.<br>
Educ.), que será uma conferência satelite do ISI 2015 de julho no Rio de<br>
Janeiro, as inscriçoes tem preço reduzido até 30 de abril.<br>
________<br>
Título: Análise Combinatória e Probabilidade no ensino médio por meio<br>
da leitura e escrita.<br>
Resumo:<br>
Exemplificando com o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade, <br>
será apresentada  uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo <br>
investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita<br>
no ensino de Matemática  do  Ensino Médio e de instrumentos nos quais<br>
os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e<br>
aprendizagem, sendo as atividades e os instrumentos organizados em um<br>
Portfólio.<br>
A formulação e a aplicação da pesquisa bem como a análise dos<br>
resultados e conclusões foram baseadas no enfoque sócio-cultural de<br>
Vygotsky e em estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da<br>
Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores.<br>
Os resultados alcançados indicam que o processo pode tornar a relação<br>
professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e efetiva para a construção<br>
do conhecimento matemático, sendo assim  facilitador e potencializador<br>
para a aquisição de um saber matemático que transcenda a resolução de<br>
problemas e exercícios.<br>
____________<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME- USP</p>
</body>
</html>