<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Caros redistas,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">A proposta do Louzada é interessante. Caso a ABE decida por atuar nessa direção, eu recomendaria juntar forças e tentar o endosso da SBPC e outras instâncias que possam dar peso à iniciativa.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Uma questão que teria que ser enfrentada para viabilizar esta iniciativa seria a necessária definição de um padrão de qualidade mínima a ser satisfeito. E como diz o ditado: o problema está nos detalhes. Teríamos aí um desafio importante pela frente.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 11 de setembro de 2015 17:03, Neale El-Dash <span dir="ltr"><<a href="mailto:neale.eldash@gmail.com" target="_blank">neale.eldash@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Concordo com o Pedro em ambos os
pontos - liberdade para condução/divulgação + qualidade das pesquisas. Os
intitutos precisam dos dois, são seus “direitos e deveres”. </p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><br></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Acho que essa
"potencial" lei não ajuda a resolver o problema. Pelo que vi nas eleições
de 2014, poucos institutos registram quem "de fato" financiou a pesquisa.
Além disso, uma pesquisa não precisa ser contratada por órgãos de imprensa para
poder ser divulgada na mídia. Ou seja, essa lei não ajudará a melhorar a
qualidade das pesquisas, e punirá institutos que tentam respeitar a lei.</p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><br></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Sobre a questão da qualidade das
pesquisas, é difícil dizer como deve ser feito aqui no Brasil. Nos EUA não
existe necessidade de registrar a pesquisa com algum orgão oficial. O mercado
parece se auto-regular. Existem sites agregadores de pesquisa, como o 538, que
têm rankings das empresas, e aquelas que têm um histórico muito ruim são
banidas do site (<a href="http://fivethirtyeight.com/interactives/pollster-ratings/" target="_blank">veja aqui</a>).
</p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><br></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Existem programas como o “Transparency
Initiative”, e empresas que se filiam ao programa comprometem-se a (em inglês):</p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><br></p>

<p class="MsoNormal" align="center" style="text-align:center"><b><i> </i></b><b><i><span lang="EN-US">“Organizations pledge to abide by AAPOR’s disclosure standards, train
their employees by viewing our short, simple educational modules, and document
the required understanding for proper disclosure of the surveys they conduct.”</span></i></b></p><p class="MsoNormal" align="center" style="text-align:center"><b><i><span lang="EN-US"><br></span></i></b></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Essas empresas têm o nome
divulgado na rede da AAPOR, e é de interesse dos próprios funcionários
pressionarem para que sua empresa faça parte da iniciativa (<a href="https://www.aapor.org/AAPORKentico/Transparency-Initiative.aspx" target="_blank">veja
aqui</a>).</p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><br></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify">Por outro lado, nesse ano serão
as eleições presidenciais argentinas, as quais o <a href="http://www.pollingdata.com.br/" target="_blank">PollingData</a> está acompanhando. Tenho
tido muita dificuldade pra conseguir informações básicas sobre as pesquisas
divulgadas na mídia. Muitas vezes não consigo descobrir nem data de realização
da pesquisa nem o tamanho da amostra, pior ainda se estou procurando detalhes
metodológicos. Desse ponto de vista, acredito que o registro obrigatório das
pesquisas e a regulamentação sobre como devem ser divulgadas ajudam, mas não
acredito que sejam suficientes para estimular a melhoria contínua da qualidade
das pesquisas.</p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"> </p></div><div class="HOEnZb"><div class="h5"><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 10 de setembro de 2015 15:45, Pedro Luis do Nascimento Silva <span dir="ltr"><<a href="mailto:pedronsilva@gmail.com" target="_blank">pedronsilva@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Caros redistas,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">ao mesmo tempo em que apoio integralmente a manutenção da regra de ampla liberdade para condução de pesquisas eleitorais e sua divulgação, alerto que é fundamental aprimorar os mecanismos de verificação de qualidade.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Infelizmente, pesquisas de má qualidade são fáceis e baratas de produzir, e uma grande parcela dos eleitores brasileiros não tem os meios de verificar diretamente a qualidade das informações que recebem.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Uma visita ao site do TSE, onde precisam ser registradas todas as pesquisas eleitorais feitas para divulgação pública, permite verificar que temos abundância de pesquisas, mas com muito pouca informação sobre a qualidade delas. O arcabouço legal aqui só exige que sejam assinadas por um Estatístico profissional registrado, e que algumas poucas informações genéricas sobre a metodologia sejam publicadas. Infelizmente, mesmo as informações publicadas são imperfeitas e não descrevem como realmente foram feitas muitas das pesquisas, como já declarou por exemplo a diretora do Ibope citada na reportagem postada pelo Neale, por ocasião das eleições do ano passado.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Há um vazio no que diz respeito à verificação de qualidade, que ainda não foi preenchido nem pelo Estado nem pelo setor privado.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Para citar um exemplo, no segmento de laboratórios de análises clínicas, há empresas privadas que oferecem certificação de qualidade aos laboratórios que participam de programas de monitoramento de qualidade externos.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Um bom tema para discussão da comunidade, caso julguem digno de atenção.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote"><div><div>Em 9 de setembro de 2015 14:10, Neale El-Dash <span dir="ltr"><<a href="mailto:neale.eldash@gmail.com" target="_blank">neale.eldash@gmail.com</a>></span> escreveu:<br></div></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div><div dir="ltr"><div><h1 style="font-weight:300;font-stretch:normal;font-size:40px;line-height:40px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:0px 0px 20px">Jornais e institutos criticam restrição a pesquisas eleitorais</h1><div style="color:rgb(102,102,102);font-size:14px;line-height:16px;margin-bottom:5px"><p><b>MARIANA HAUBERT</b><br>DE BRASÍLIA</p></div>09/09/2015 <i style="display:inline-block;min-height:12px;width:14px;background:url(http://f.i.uol.com.br/folha/furniture/5.4/images/sprite.png?2015310301) -433px -102px no-repeat transparent"></i> 02h00<div style="border:1px solid rgb(204,204,204);border-radius:2px;margin:15px 0px 20px;min-height:26px;max-height:26px;padding:10px 10px 3px;color:rgb(0,0,0);font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;font-size:16px;line-height:22.4px"><div style="clear:both;font-size:12px"><br></div></div><div style="font-family:Georgia,serif;font-size:18px;line-height:22px;min-height:200px;color:rgb(0,0,0)"><div style="margin:0px 0px 15px 15px;padding-bottom:12px;width:180px;float:right;min-height:150px;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;background:rgb(239,239,239)"><span style="color:rgb(204,204,204);display:block;font-size:10px;line-height:1.5;text-align:right;text-transform:uppercase;background:rgb(255,255,255)">PUBLICIDADE</span><div></div></div><p>Aprovada na quarta (2) no Senado, a proposta que restringe a contratação de institutos de pesquisa por órgãos de imprensa retira o direito do eleitor de ter informação sobre a disputa eleitoral.</p><p>A opinião é da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e de institutos de pesquisa.</p><p>A medida faz parte da proposta de reforma política do Senado. A redação final do projeto foi <a href="http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1679167-senado-mantem-fim-de-doacao-de-empresas-para-candidatos-e-partidos.shtml" style="color:rgb(0,173,239);text-decoration:none" target="_blank">aprovada</a> nesta terça-feira (8) e seguirá para análise da Câmara, onde poderá ser alterada.</p><p>Pela proposta, a imprensa fica proibida de contratar institutos de pesquisa que tenham trabalhado para partidos políticos, candidatos ou órgãos públicos no período de um ano antes das eleições.</p><p>O texto veta a "contratação do instituto que tenha prestado serviço na esfera administrativa a que se referir a abrangência da pesquisa eleitoral".</p><p>Ou seja, se uma empresa foi contratada pelo governo de um determinado Estado, ela não poderá realizar pesquisas neste mesmo Estado para um veículo de comunicação por um período de um ano antes do pleito eleitoral.</p><p>"É mais uma tentativa de dificultar a divulgação de pesquisas. O Congresso ensaia diversos atos desse tipo. É um desejo que os políticos têm de dificultar o acesso a informação. Para eles, o ideal é que apenas eles mesmos tenham acesso aos resultados das pesquisas", disse o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.</p><p>"Em uma democracia é importante que a opinião pública seja explicitada. Qualquer tipo de dificuldade neste sentido atenta contra a democracia", completou Paulino.</p><p>Para o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, a restrição limita a liberdade de expressão. "Se limita de forma indireta a liberdade de expressão na medida em que se limita a possibilidade de as pessoas serem informadas."</p><p>"É importante que os veículos de comunicação tenham a liberdade de contratar as pesquisas que quiserem", afirmou ainda.</p><p>Para a diretora do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, a regra fere a Constituição "na questão do direito de acesso a informação". "O eleitor tem direito a ter a informação e é sua a decisão de usá-la ou não. Quem tem que decidir isso é o eleitor e não o Senado."</p><p>Para o autor da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a intenção da nova regra é evitar que o instituto preste serviço a "dois senhores" diferentes e visa coibir práticas "escusas" principalmente no interior do país, em que muitos institutos pequenos são ligados a políticos da região e acabam por produzir pesquisas enviesadas.</p><p>Para que as novas regras entrem em vigor a tempo de valer para as eleições de 2016, a proposta deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff até 2 de outubro.</p></div></div><div><a href="http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1679200-jornais-e-institutos-criticam-restricao-a-pesquisas-eleitorais.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1679200-jornais-e-institutos-criticam-restricao-a-pesquisas-eleitorais.shtml</a><span><font color="#888888"><br></font></span></div><span><font color="#888888"><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><br></div>Knowledge is only part of understanding. Genuine understanding comes from hands-on experience.</div><div dir="ltr">(Seymour Papert)<br><div><br>-----------------------------------------------<br>Neale Ahmed El-Dash<br>Doutor em Estatística<br>Celular: <a href="tel:%2B55%2019%20998893939" value="+5519998893939" target="_blank">+55 19 998893939</a><br>Email: <a href="mailto:neale.eldash@gmail.com" target="_blank">neale.eldash@gmail.com</a><div style="display:inline"></div></div></div></div></div></div>
</font></span></div>
<br></div></div>_______________________________________________<br>
abe mailing list<br>
<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe</a><br>
<br></blockquote></div><span><font color="#888888"><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif"><b>ISI President 2015-2017</b><br>IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas<br>Phone: <a href="tel:%2B55%2021%2021424957" value="+552121424957" target="_blank">+55 21 21424957</a></font></div></div></div></div></div>
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<br>_______________________________________________<br>
abe mailing list<br>
<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe</a><br>
<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><br></div>Knowledge is only part of understanding. Genuine understanding comes from hands-on experience.</div><div dir="ltr">(Seymour Papert)<br><div><br>-----------------------------------------------<br>Neale Ahmed El-Dash<br>Doutor em Estatística<br>Celular: <a href="tel:%2B55%2019%20998893939" value="+5519998893939" target="_blank">+55 19 998893939</a><br>Email: <a href="mailto:neale.eldash@gmail.com" target="_blank">neale.eldash@gmail.com</a><div style="display:inline"></div></div></div></div></div></div>
</div>
</div></div></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif"><b>ISI President 2015-2017</b><br>IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div>
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